Rachel Vargas avatar

Rachel Vargas

Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais.

154 artigos

HOME > blog

Líder do PL aciona Executivo italiano por asilo político para Carla Zambelli

Sóstenes Cavalcante acionou o vice-presidente do Conselho de Ministros da República Italiana na intenção de impedir a extradição da deputada

Carla Zambelli (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), acionou o vice-presidente do Conselho de Ministros da República Italiana na intenção de impedir a extradição da deputada Carla Zambelli. No ofício redigido em papel timbrado da Câmara dos Deputados, Sóstenes pede que a parlamentar, presa ontem pela polícia italiana, receba asilo político do país onde também possui nacionalidade. Leia trecho do documento: 

“Pedido de extradição e concessão de asilo político à deputada Carla Zambelli Salgado de Oliveira.

Excelência, Vice-Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana,

Solicito a intervenção de Vossa Excelência no caso que envolve a deputada Carla Zambelli Salgado de Oliveira, brasileira, eleita pelo Estado de São Paulo com o maior número de votos (946.244) obtidos por uma mulher em 2022 na República Federativa do Brasil, por ter se rendido à polícia em 29 de julho de 2025, na cidade de Roma.

Ela representa a figura da mulher brasileira conservadora de direita, que luta pelos valores da família e por uma democracia justa e livre.

No entanto, a deputada Carla Zambelli e outros parlamentares conservadores de direita, incluindo os do Partido Liberal (PL), do qual são líderes, têm sido alvo de perseguição política pelo atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, em conluio com o Supremo Tribunal Federal (STF), em especial o ministro Alexandre de Moraes.

No caso julgado pelo Supremo Tribunal Federal, a deputada Zambelli foi privada do direito à ampla defesa, ao contraditório e a um julgamento justo.”

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.