CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Igor Felippe Santos avatar

Igor Felippe Santos

Igor Felippe é jornalista e atua em movimentos sociais

35 artigos

blog

Lula, a síntese de um país contraditório

Lula me faz sentir orgulho do nosso povo e do nosso país. E as tentativas de destruir esse símbolo, para mim, dizem muito mais sobre o caráter autoritário, anti-nacional e anti-popular da classe dominante brasileira do que das frágeis narrativas reproduzidas na TV

São Bernardo do Campo- SP- Brasil- 04/03/2016- Ex-presidente Lula chega ao seu apartamento em São Bernardo do Campo. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula (Foto: Igor Felippe Santos)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A primeira vez que vi o Lula ao vivo foi nos comícios da campanha de 2002. Lembro do último comício antes do segundo turno na Praça Campos de Bagatele, na zona norte de São Paulo. Em meio a milhares de pessoas, subi num andaime que protegia uma grua para conseguir vê-lo.

Aquela campanha foi emocionante. E o desfecho ainda mais. Na Avenida Paulista, sob uma fina garoa, esperei ao lado de amigos o presidente recém eleito chegar. Foi um dos momentos mais marcantes da minha vida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O discurso do Lula naquela noite de 27 de outubro de 2002 me fez chorar. E muito. Nunca saiu da minha cabeça a frase "que ninguém nunca mais duvide da força da classe trabalhadora", dita antes do nosso líder cair em lágrimas.

De lá pra cá, muita coisa mudou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula fez um governo moderado, de conciliação de classes, de desmobilização das forças organizadas, mas com avanços concretos para o povo brasileiro.

Anos e anos se passaram para que pudéssemos compreender o caráter daquele governo. Se fiz coro às vaias ao governo no começo, no final me emocionava com suas palavras de reverência ao povo brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula fez pouco em relação à nossa expectativa, mas muito em comparação com tudo que tinha sido feito para os mais pobres na história do nosso país.

Essa é uma equação que muitos não conseguem resolver. Alguns caem na veneração cega; outros portam um ódio burro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A classe dominante não admite o operário, embora ela tenha feito de tudo para agradá-la.

Não se entenderá a amplitude do significado de Lula sem decifrar o Brasil. E vice versa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula é a síntese política de um país simultaneamente moderno e arcaico, paralelamente rico e pobre, que tem um povo curiosamente sofrido com o trabalho duro e irradiador de felicidade como no Carnaval.

Tive diversas oportunidades - graças ao nosso MST - de estar perto do Lula, como presidente e depois, e admito que em muitas delas me emocionei diante de um mito. Sempre que pude o toquei, abracei.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula me faz sentir orgulho do nosso povo e do nosso país. E as tentativas de destruir esse símbolo, para mim, dizem muito mais sobre o caráter autoritário, anti-nacional e anti-popular da classe dominante brasileira do que das frágeis narrativas reproduzidas na TV.

Toda a solidariedade ao presidente Lula e aos companheiros do PT. Espero que, daqui pra frente, ilusões políticas fiquem para trás e que juntos possamos enfrentar esse novo capítulo da luta de classes no Brasil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO