CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Zambarda avatar

Pedro Zambarda

Jornalista, colaborador do Diário do Centro do Mundo, editor do Digiclub, página de tecnologia no Brasil 247, e colunista de política do Storia

33 artigos

blog

Lula absolvido em acusação de obstrução de Justiça; e o caso triplex?

No mesmo dia de sua absolvição em outro processo, temos a notícia na grande mídia que a delação premiada de Léo Pinheiro no caso do triplex não foi sequer assinada, autenticada. O que ele confessou ficou só no papo

Lula absolvido em acusação de obstrução de Justiça; e o caso triplex? (Foto: Jornalistas Livres)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lula foi absolvido pelo juiz da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Ricardo Leite, no processo em que o ex-presidente era acusado do crime de obstrução de Justiça, de 2016. Este foi o primeiro caso em que o ex-presidente se tornou réu na Lava Jato e é sua primeira absolvição.

Luiz Inácio Lula da Silva era acusado de atrapalhar as investigações ao se envolver na tentativa de compra de silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores da operação. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, Bernardo Cerveró , filho de Cerveró, fez uma gravação em que o ex-senador Delcídio do Amaral prometia ajuda financeira de R$ 50 mil mensais para a família do ex-executivo da Petrobras Cerveró e honorários de R$ 4 milhões para o advogado Édson Ribeiro, que, até então, comandava a defesa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O juiz Ricardo Leite considerou as provas insuficientes e também que a acusação de obstrução de Justiça estava baseada somente em afirmações de delatores. O curioso é que o magistrado é o mesmo que em janeiro deste ano, pediu para apreender o passaporte do ex-presidente, proibindo-o de sair do país. O juiz Bruno Apolinário, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), reverteu a decisão em fevereiro.

Isso me levanta questões sobre outro processo do ex-presidente dentro da Operação Lava Jato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sérgio Moro sentenciou o Lula em nove anos baseado, sobretudo, na delação do Léo Pinheiro da OAS. O TRF4 aumentou a pena pra 12. E hoje, no mesmo dia de sua absolvição em outro processo, temos a notícia na grande mídia que a delação premiada de Léo Pinheiro não foi sequer assinada, autenticada. O que ele confessou ficou só no papo.

Agora outro juiz absolve o ex-presidente da acusação de obstrução de Justiça de 2016. Considerando a bagunça que aconteceu no TRF4 recentemente, de solta-e-prende, fica difícil defender cegamente a Lava Jato e achar que Moro e companhia não têm nada politicamente contra Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Veja bem, eu estou apenas elencando fatos.

Se a gente adentrar na discussão ideológica sobre as reais motivações sobre o punitivismo Sérgio Moro, o diagnóstico é ainda mais grave.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO