CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

916 artigos

blog

Lula da COP27 é o mesmo da Faria Lima

"Na cobertura externa, Lula vira 'herói'. O discurso que agradou 99% do planeta não serviu de anteparo a um surto na Faria Lima", diz Eduardo Guimarães

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A dita "Faria Lima" -- ou seja, o conjunto de banqueiros, grandes empresários e grandes órgãos de imprensa -- teve uma crise de "delirium tremens" após Lula dizer que a fome que assola ao menos metade da população brasileira precisa ser aplacada com urgência.

O que impressiona é que todos esses agentes supracitados parecem falar a sério ao exigirem que o presidente eleito descumpra sua promessa de campanha de manter o (agora) Bolsa Família em R$ 600, favorecendo a sabotagem de Bolsonaro ao inscrever apenas R$ 400 no Orçamento de 2023. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Descumprindo sua promessa de campanha, Lula começaria o seu governo com forte queda de aprovação, o que daria combustível ao golpismo latente que infecta esses mesmos agentes desde sempre. E quem perderia com isso seriam, apenas, TODOS -- inclusive os golpistas. 

Se o Brasil tiver uma grave crise política já no comecinho de 2023, o resultado seria imprevisível. Outro golpe parlamentar afundaria a economia de vez. Além disso, uma queda abrupta e profunda da popularidade do novo presidente poderia desembocar até em um golpe militar. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que neófitos na política do "bananistão" viram e ouviram na grande imprensa BRASILEIRA e no famigerado "mercado" sobre Lula, a um mês e meio de ele vestir a faixa presidencial, deve tê-los deixado perplexos.

Afinal, enquanto Lula brilhava diante de mais de 190 países e da esmagadora maioria da grande imprensa INTERNACIONAL, no Brasil estava sendo tratado como um mero irresponsável. Tudo isso com base em uma mísera frase. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na cobertura externa, Lula vira 'herói', 'rockstar', 'exuberante'. Foi assim na  Bloomberg, no NYT (o maior jornal do mundo, com 10 milhões de assinantes), na Reuters e em praticamente todos os outros grandes meios de comunicação internacionais.

O discurso de estadista que agradou a 99% do planeta não serviu de anteparo a um surto aparentemente histérico na Faria Lima e nas redações nacionais, mas, na verdade, esse comportamento é produto de estratégia daqueles que Lula salvou de Bolsonaro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que banqueiros e empresários queiram desestabilizar Lula, nada demais. Era mais do que esperado. A Faria Lima não está preocupada com responsabilidade fiscal coisa nenhuma, o que quer mesmo é desgastar e fragilizar um presidente que chega ao cargo com ENORME força devido ao apoio de praticamente todo o mundo desenvolvido. 

O que esses agentes ganharão com isso? No máximo, uma "mamadeira de piroca".  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas o que denuncia mesmo a falsidade dessa histeria teatral é o fato de que Bolsonaro penalizou muito mais o "teto de gastos" e foi apoiado eleitoralmente e financeiramente pelo mesmo "mercado". 

A PEC da Transição é, apenas, uma tábua de salvação contra uma grave crise política já no limiar do novo governo, o que se somará às bombas-relógio que Bolsonaro plantou no Orçamento e que têm potencial para jogar o país em um cenário, no mínimo, imprevisível. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todavia, o Lula da Faria Lima é o mesmo da COP27. E os que elogiam o presidente eleito com vozes tonitruantes são infinitamente mais confiáveis do que os mercenários do mercado financeiro e de empresas que tentam trazer de volta a escravidão ao Brasil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO