CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Rogério Carvalho avatar

Rogério Carvalho

Senador pelo PT-SE

12 artigos

blog

Lula é a onda de esperança que vai reconstruir o Brasil

"Lula tem liderado um projeto de reconstrução do nacional, que rompa com essa lógica neoliberal", afirma Rogério Carvalho, senador pelo PT-SE.

Lula
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ano de 2021 ficará marcado na história como aquele em que Lula reiniciou o processo de reconstrução de um Brasil devastado por mais de cinco anos de atrasos e retrocessos da dupla Temer-Bolsonaro, desde o golpe contra a presidenta Dilma. Mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia de covid-19, Lula retomou a caminhada pelo Brasil profundo, tendo realizado uma exitosa caravana por alguns estados do Nordeste, e levou esperança ao mundo ao ser recebido pelas principais autoridades e lideranças da Europa e da América Latina, um verdadeiro estadista.

O último grande ato internacional, deste ano, com a participação de Lula, na Plaza de Mayo, com mais de 250 mil pessoas entoando palavras de ordem pela volta do ex-presidente ao governo, dá a dimensão da relevância e do gigantismo de Lula para o planeta. Foi a primeira vez na história que uma liderança brasileira participou de um evento de massas dessa magnitude, na Argentina, reunindo o presidente Alberto Fernandez, a vice-presidenta Cristina Kirchner e o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula traz de volta a centralidade e a racionalidade ao processo político brasileiro e mundial, contaminado por uma extrema direita negacionista, anticientífica, obtusa, predadora do meio ambiente, antidemocrática e anticivilizatória. Lula é o oposto disso. Ele representa o resgate do processo político na melhor concepção da palavra, ou seja, na busca do multilateralismo, da autodeterminação dos povos, do diálogo, do respeito integral aos direitos humanos e à democracia, da justiça social e da construção de um mundo sustentável para as próximas gerações.

Lula coloca novamente como agenda prioritária do concerto das nações o combate à fome, que atingiu 2,37 bilhões de pessoas no mundo, em 2020, o enfrentamento da desigualdade e a busca de novas formas de financiamento para combater o aquecimento da emergência climática, de forma associada ao combate da pobreza. Por isso, Steve Bannon, uma das principais lideranças globais da extrema direita e envolvido em esquemas de disseminação da fake news pelo mundo afora, tem declarado que Lula é o mais o esquerdista mais perigoso do mundo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi fundamental, este ano, também o reconhecimento, ainda que tardio, da parcialidade do ex-juiz Sergio Moro, nas ações conduzidas contra Lula, sem uma única prova. Neste particular, merecem destaque os votos do ministro Lewandowski e do gigantesco ministro Gilmar Mendes, que recolocaram a Suprema Corte no papel fundamental de guardiã da Constituição e dos direitos e das garantias individuais de todos os brasileiros e brasileiras, dando um freio aos arroubos autoritários de parte do judiciário e do Ministério Público. 

É verdade que 2021 também escancarou a falência definitiva do modelo neoliberal, especialmente, a partir do gigantesco fiasco que tem sido a política econômica do governo Bolsonaro. Chegamos ao fim do ano com o Brasil em recessão técnica, com quase 14 milhões de desempregados, 15 milhões de subempregados, 20 milhões de pessoas que não tem o que comer no dia a dia e 120 milhões em situação de insegurança alimentar. Sem falar na barbárie que foi a condução da pandemia por parte do governo Bolsonaro em nosso país, que resultou em mais 615 mil mortos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As principais nações já buscam alternativas ao Consenso de Washington, colocando no centro do debate estratégico global as transições ambiental, ecológica e digital, com justiça social. O Plano Biden, nos Estados Unidos, com uma proposta inicial de investimentos na ordem de 2,25 trilhões de dólares, e a Nova Geração da Europa, com a previsão de investimentos de 750 milhões de euros, abrem espaço para o avanço de políticas anticíclicas em todo o mundo. 

É nesse sentido, que Lula tem liderado um projeto de reconstrução do nacional, que rompa com essa lógica neoliberal e que concilie estabilidade, crescimento, justiça social, soberania e projeção internacional. Ampliando alianças e formando um grande bloco democrático, o ex-presidente segue firme como maior liderança popular da história e grande favorito para vencer as eleições presidenciais do ano que vem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não tenho dúvidas que 2022 será o ano do reencontro definitivo de Lula com o povo brasileiro. Será também o ano em que a democracia derrotará o autoritarismo e que a ciência derrotará o negacionismo. Será o ano de uma campanha que vai cativar e mobilizar todo o Brasil. Será o ano de uma onda de esperança que vai eleger Lula presidente novamente para subir, pela terceira vez na história, a rampa do Palácio do Planalto. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO