CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Renato Rovai avatar

Renato Rovai

Renato Rovai é editor da Revista Fórum

325 artigos

blog

Lula é candidato e favorito à presidência da República em 2022

“Lula que já tem 18% de votos a mais do que Bolsonaro num eventual 2º turno e tende a aumentar essa diferença com a nova liberdade que amealhou”, diz o editor da revista Fórum

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Com a votação do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde de hoje, o ex-presidente Lula já é candidato a presidência da República. Só uma tsunami jurídica de proporções estratosféricas poderia mudar isso. Teria de ser revertida a suspeição de Sérgio Moro, que já foi aprovada na 2ª turma, e todos os processos encaminhados para o novo juiz, que ainda não se sabe se será de Brasília ou São Paulo, e ele então teria de usar testemunhos e provas para tomar sua decisão de maneira muito rápida. Mesmo assim, seria improvável que o julgamento de Lula em 2ª instância se desse antes do processo eleitoral de 2022.

Ou seja, temos um caso praticamente consumado. Sim, o praticamente é um excesso de zelo. Já dá pra dizer que o nome de Lula estará na cédula eleitoral de 2022, como já esteve em outras cinco eleições.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E Lula é o grande favorito para vencer a disputa. Bolsonaro sabe disso e até por este motivo seu apaniguado no STF, Kássio Konka, fez uma voto medíocre a favor da tese da competência de Moro para julgar Lula.

A partir de agora o ex-presidente Lula poderá iniciar de forma mais segura suas articulações para a nova candidatura. Poderá conversar com atores políticos sabendo que fala de um futuro certo e não de uma hipótese.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E será ouvido por eles não como um potencial candidato que precisa se livrar de uma perseguição judicial, mas como o favorito do pleito que se avizinha.

Lula que já tem 18% de votos a mais do que Bolsonaro num eventual 2º turno e tende a aumentar essa diferença com a nova liberdade que amealhou hoje.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso lhe trará tranquilidade para articular sua volta ao poder de maneira inteligente e sem sobressaltos.

O campo progressista volta a ter uma possibilidade real de ser governo no maior país da América Latina.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois de tudo que Lula viveu nos últimos tempos, fez bem seu biógrafo Fernando Moraes em esperar para lançar o livro sobre a história do ex-presidente. Porque tudo indica que esta história terá ainda capítulos muito emocionantes.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO