Lula e Freire x Bolsonaro e Olavo

Lula e Freire são respeitados e valorizados internacionalmente. Lula detém 35 títulos de doutor honoris causa e Freire, 41. Em contrapartida, os paulistas Bolsonaro e Olavo de Carvalho são ocos, são motivo de vergonha e chacota internacional

Lula e Freire x Bolsonaro e Olavo
Lula e Freire x Bolsonaro e Olavo

A declaração do atual ministro da educação, Abraham Weintraub, de que as universidades no Nordeste não deveriam ensinar sociologia nem filosofia deve ser entendida como um ataque ao Nordeste, ainda mais se combinada com a fala de Bolsonaro, proferida justamente durante a posse de Weintraub, de que os jovens não devem se interessar por política e com a pergunta estúpida do 03, de quem é Paulo Freire.

A verdadeira intenção, atrás dessa xenofobia contra os nordestinos, é fazer com que o Nordeste regrida e pare de produzir sua maior riqueza: os Lulas e os Freires.

Eles sabem que é do Nordeste que parte a maior resistência política e muitos dos maiores intelectuais progressistas. Vou citar apenas dois pernambucanos que a extrema-direita deseja destruir, tanto na política como na educação: Lula e Paulo Freire.

Os nordestinos Lula e Freire

Lula e Freire mudaram a história do Brasil e do mundo. Lula fez a maior inclusão social da nossa história, 36 milhões de pessoas saíram da pobreza. Freire desaferrou a educação em escala global. Sua mais famosa obra, Pedagogia do Oprimido, está em terceiro lugar como o livro mais citado no mundo em trabalhos acadêmicos na área de humanidades, sendo também o único livro brasileiro na lista das 100 obras mais pedidas pelas universidades de língua inglesa.

Valorização internacional

Lula e Freire são respeitados e valorizados internacionalmente. Lula detém 35 títulos de doutor honoris causa e Freire, 41.

Lula foi o único líder vivo a ser homenageado, por conta do 10º aniversário de entrada da China como membro permanente da OEA, com uma estátua em Pequim (China) e uma réplica em Washington (EUA). Freire também possui uma estátua, em Estocolmo, na Suécia, além de centros de estudos que levam o seu nome na África do Sul, na Alemanha, na Áustria, no Canadá, nos Estados Unidos, na Finlândia, na Holanda, na Inglaterra e em Portugal.

Lula terminou seu segundo mandato com recorde mundial de popularidade. Segundo a pesquisa CNT/Sensus, Lula deixou a presidência com 87% de aprovação. Lula também recebeu vários prêmios internacionais, citarei apenas quatro: o prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny (UNESCO, 2009); o título de Campeão Mundial na Luta Contra a Fome (ONU, 2010); o prêmio Mundial de Alimentação (World Food Prize, 2011) e o prêmio pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento (Indira Gandhi, 2012).

Freire foi reconhecido como patrono da educação brasileira em 2012 e recebeu, dentre muitos outros, os prêmios: King Baudouin para o Desenvolvimento (Bélgica, 1980); Educação para a Paz (UNESCO, 1986); Mestre da Paz da Asociación de Investigación y Especialización sobre Temas Iberoamericanos, A.I.E.T.I. (Espanha, 1988) e Andres Bello de Educador do Continente (OEA, 1992).

Resistência

O Nordeste jamais se curvará ao ódio e à estupidez deste desgoverno. Nossa gente permanecerá libertária e culta e ainda haveremos de mudar o Brasil e o mundo, novamente.
Somos fortes e inteligentes. Temos amor e sabedoria para a luta. Lula será eterno nos nossos corações e Freire, nas nossas mentes.

Os Sudestinos Bolsonaro e Olavo

Em contrapartida, os paulistas Bolsonaro e Olavo de Carvalho são ocos, são motivo de vergonha e chacota internacional. Logo serão desprezados, como foram todos os líderes nazifascistas depois que devastaram suas nações. A popularidade de Bolsonaro já bateu recorde de desaprovação em apenas 100 dias de governo. O Hitler e o Goebbels dos trópicos serão abandonados e negados quando a miséria bater à porta dos bolsominions.

Quem é Bolsonaro e quem é Olavo perto de Lula e Freire?

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Ao vivo na TV 247 Youtube 247