CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Gustavo Conde avatar

Gustavo Conde

Gustavo Conde é linguista.

282 artigos

blog

Lula está livre, livre para falar o que realmente pensa

Lula está livre, livre para falar o que realmente pensa, sem se preocupar com as consequências tolas de um setor da sociedade brasileira covarde e hipócrita

(Foto: Lula)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Algo perturbador acontece no reino de Vera Cruz. As falas de Lula começam a provocar convulsões e urticárias nos setores reacionários da sociedade brasileira, notadamente a imprensa corporativa e seus desdobramentos classistas.  

Lula fala sobre cobrança democrática a deputados, rangem os dentes. Lula fala sobre regulamentação do aborto, praguejam em meio a tiques. Lula fala sobre policiais e Bolsonaro, surtam desgostosos. Lula fala sobre Zelensky, jogam-se no chão e gritam.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O curioso é que todas essas reações são um misto de ódio e frustração politicossexual. Some-se prepotência e síndrome de técnico da seleção.  

Todos querem dar pitaco nas falas de Lula. Não há fetiche maior.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Do ponto de vista dos estudos do discurso, trata-se de um fenômeno complexo que mistura capitulação (já que não posso derrotá-lo, quero mudá-lo) com sabotagem (quero que ele diga as besteiras que digo para que ele entre em contradição).  

A rigor, faz parte - e é até simpático (para quem tem senso de humor).  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temos 210 milhões de marqueteiros-jornalistas dizendo o que Lula tem de dizer para ganhar as eleições, ele que lidera as pesquisas há mais de ano e que acaba de ser capa da revista mais influente do planeta.  

Fato é que Lula se tornou mais 'selvagem' da prisão para cá. Tem mais experiência, mais leitura, mais energia e muito menos disposição para seguir cartilhas gerais de assessores e comentadores.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Slogan Lula Livre faz agora muito mais sentido do que antes. Lula está livre, livre para falar o que realmente pensa, sem se preocupar com as consequências tolas de um setor da sociedade brasileira covarde e hipócrita.  

Suas falas "polêmicas" ainda cumprem o papel de ocupar espaços gigantescos nas redes sociais e imprensa corporativa.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É ou não é um gênio?

Assista a Live do Conde sobre o tema: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO