CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Rodrigo Vianna avatar

Rodrigo Vianna

Jornalista desde 1990. Passou por Folha, TV Cultura, Globo e Record; e hoje apresenta o "Boa Noite 247". Vencedor dos Prêmios Vladimir Herzog e Embratel de Jornalismo, é também Mestre em História Social pela USP. Blogueiro, integra a direção do Centro de Estudos Barão de Itararé.

57 artigos

blog

Lula manda sinais a Ciro: PT e PDT voltam a conversar

"Ao incluir o PDT na lista de partidos bloqueados pela mídia, Lula quis mandar um sinal público: as duas forças precisam se acertar de alguma forma. E não se trata apenas de 2022... PT e PDT precisarão estar juntos agora em novembro de 2020", avalia o jornalista Rodrigo Vianna sobre a declaração do ex-presidente Lula

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não se trata de informação de bastidor. A declaração a seguir foi estampada nas redes sociais do ex-presidente Lula: 

"A oposição não aparece porque tem pouco espaço midiático. Não ouvem o PT, o PSOL, o PDT... Pra Globo a grande oposição no Brasil é o Rodrigo Maia. O cara que parece que é contra o Bolsonaro e o Paulo Guedes, mas aprova tudo que eles querem. Aquela velha oposição consentida..."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula reproduziu frase dita por ele mesmo, numa entrevista de rádio esta semana na Bahia, analisando o bloqueio informativo que a imprensa tradicional pratica.

Esse bloqueio é um fato inquestionável. Mas chamo atenção para um detalhe: ao listar a oposição bloqueada pela cobertura da Globo, Lula poderia ter citado só o PT, ou até o PSOL. Mas fez questão de incluir o PDT na lista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não foi um descuido ao falar ao vivo na rádio. Se fosse, Lula não teria transcrito a frase em suas redes sociais... 

Todos sabemos dos ataques fora de tom de Ciro contra Lula e o PT. Pareciam um caminho sem volta. Lula cansou de apanhar e chegou a devolver algumas críticas. Mas agora algo mudou. Reparemos que Ciro também baixou o tom nas críticas. Há uma operação para reconstruir as pontes entre petistas e pedetistas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Muitos dirão que os Ferreira Gomes, assim como parte do PDT, não são propriamente esquerda. É fato. Mas carregam a marca simbólica do brizolismo, e num Brasil dominado pelo fascismo não podemos nos dar ao luxo de dividir as forças democráticas.

Outros dirão que Ciro fez um giro ao centro, promovendo aliança com o carlismo na Bahia, por exemplo. É fato. Mas esse giro pode ser revertido, se o PDT perceber que esse movimento leva à inação e não traz ganhos - já que o "centro" (DEM et caterva) se desloca em direção ao bolsonarismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As informações (e agora se trata de um bastidor colhido por este jornalista) são de que Ciro e Lula voltaram a conversar nas últimas semanas. As rusgas ainda são fortes, mas a conversa está reaberta.

Ao incluir o PDT na lista de partidos bloqueados pela mídia, Lula quis mandar um sinal público: as duas forças precisam se acertar de alguma forma. E não se trata apenas de 2022...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

PT e PDT precisarão estar juntos agora em novembro de 2020.

No Rio, Benedita (PT) ou Martha (PDT) podem ir ao segundo turno. Se a pedetista for a escolhida, o que hoje parece mais provável, precisará do apoio de Lula/Benedita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em Fortaleza, o quadro pode se inverter: mais provável que Luizianne Lins do PT enfrente um bolsonarista no segundo turno. E precisará do apoio do PDT.

Em Porto Alegre, Manuela (PCdoB, com PT na vice) irá ao segundo turno. E dependerá do voto de Juliana Brizola e das bases ainda vivas do pedetismo gaúcho.

A Bolívia mostrou a trilha da vitória. Lá, a direita se dividiu e a esquerda se unificou sob comando de Evo Morales - mas abrindo espaço para novos rostos...

Esse parece ser o caminho no Brasil. 

PT, PSOL, PCdoB, PDT precisam estar juntos. É condição necessária, mas não suficiente, para furar bloqueios midiáticos e restaurar a democracia desorganizada pelo Golpe, pela Lava Jato e pelo desastre bolsonarista. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO