CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Maciel avatar

Pedro Maciel

Advogado, sócio da Maciel Neto Advocacia, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007

528 artigos

blog

Lula, mito ou verdade?

Acredito que, para Lula, é irrelevante onde o próximo passo de sua heroica caminhada o levará, mas para o Brasil é fundamental que ele suba a rampa do Palácio do Planalto

03/10/2017- Lula durante ato em defesa da soberania nacional no Rio de Janeiro. Foto: Ricardo Stuckert (Foto: Pedro Maciel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quem de fato é Luiz Inácio Lula da Silva? Lula é mito ou verdade?

Bem, nesses tempos de paixões exacerbadas a resposta à pergunta pode ter inúmeros matizes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fato é que Lula é o maior líder popular do país e um dos maiores do mundo e sua  -caminhada heroica, desde Garanhuns - agreste de Pernambuco, até a 13ª Vara Federal de Curitiba, poderia ser contada numa epopeia fundamental para compreensão do desenvolvimento do Brasil em vários aspectos, desde a injustiça que a elite patrimonialista pratica contra a população, às possibilidades que a democracia coloca sobre a mesa, até o custo de contrariar interesses poderosos, mesmo tendo a conciliação como método. 

Mas quem é Lula?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula é o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo, um casal de lavradores iletrados que vivenciaram a fome e a miséria na zona mais pobre de Pernambuco; Lula é também o menino retirante que aos sete anos deixa o agreste com a mãe e irmãos e vai ao encontro do pai em Santos, onde vendeu laranjas e foi alfabetizado; Lula é o menino que trabalhou na tinturaria e o engraxate; Lula é o aluno do SENAI, o torneiro mecânico; Lula é o jovem cheio de sonhos que tornou-se viúvo pela falta de atendimento médico adequado, é o jovem sindicalista, o líder sindical, o fundador do PT e da CUT; Lula é o deputado constituinte; é o marido da Dona Mariza, pai dos “meninos” e da Lurian; Lula é o operário eleito e reeleito presidente da República; Lula é tudo isso e muito mais; alguém disse que Lula é “o cara”.

Lula é também é vítima do lawfare e vem sendo caçado numa hipócrita cruzada coordenada pelo juiz do Estado de Exceção e pela mídia (quem melhor sintetiza tudo isso é o jornalista e analista geopolítico independente Pepe Escobar, está no YouTube).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bem, escrevi aqui no 247 que Lula somos todos nós e a caravana pelo Nordeste, assim como todas as pesquisas de intenção de voto para 2018, demonstram que de fato ele segue a sintetizar todos os sonhos de prosperidade do povo brasileiro, especialmente da parte da população ainda não colonizada ou contaminada.

Se Lula representa nossos sonhos, se Lula somos todos nós e colocando em perspectiva sua caminhada desde Garanhuns temos que ele não é um mito, ele é representa a verdade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é mito porque a palavra "mito", desprovida de qualquer complexidade, designa uma ideia falsa ou, então, a imagem simplificada e ilusória de uma realidade. Seu campo semântico é o da "mentira" e Luiz Inácio Lula da Silva é o oposto disso, Lula é a verdade incômoda e, sob olhar indignado daqueles que tem nos donatários das capitanias hereditárias o modelo de pessoas de bem e de desenvolvimento válido e justo, segue alheio às glórias, homenagens ou injustiças que sobre ele recaem.

Acredito que, para Lula, é irrelevante onde o próximo passo de sua heroica caminhada o levará, mas para o Brasil é fundamental que ele suba a rampa do Palácio do Planalto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pedro Benedito Maciel Neto, 53, advogado, sócio da MACIEL NETO ADVOCACIA, autor de “Reflexões para o estudo do direito”, ed. Komedi, 2007 – pedromaciel@macielneto.adv.br 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO