CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Márcio Macêdo avatar

Márcio Macêdo

Deputado federal pelo PT de Sergipe

4 artigos

blog

Lula no Espírito Santo e Rio de Janeiro: um olhar no futuro

A terceira etapa da caravana Lula Pelo Brasil foi um sucesso. Assim como ocorreu no Nordeste e em Minas Gerais, milhares de pessoas se uniram a esta movimentação histórica, que tem deixado marcas inesquecíveis em nossas vidas. Mas esta edição teve um componente ainda mais especial

A terceira etapa da caravana Lula Pelo Brasil foi um sucesso. Assim como ocorreu no Nordeste e em Minas Gerais, milhares de pessoas se uniram a esta movimentação histórica, que tem deixado marcas inesquecíveis em nossas vidas. Mas esta edição teve um componente ainda mais especial (Foto: Márcio Macêdo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A terceira etapa da caravana Lula Pelo Brasil foi um sucesso. Assim como ocorreu no Nordeste e em Minas Gerais, milhares de pessoas se uniram a esta movimentação histórica, que tem deixado marcas inesquecíveis em nossas vidas. Mas esta edição teve um componente ainda mais especial: foi a caravana da juventude. Em todo o canto, por onde circulamos, nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, encontramos jovens conscientes da situação pela qual o país passa e ávidos por mudanças, por um futuro melhor. Nesta passagem pelo Sudeste, reforçamos a certeza de que esta iniciativa é a maior movimentação das massas da história recente do Brasil.

A caravana do presidente Lula é um palco de geração de consciência e exercício da cidadania. Foram cinco dias de intenso contato com a população, nos quais discutimos diversos temas de interesse direto dos brasileiros: desde a defesa da democracia e do conteúdo nacional, o combate à corrupção, a soberania nacional, a recuperação da Educação, sobretudo nos Ensinos Fundamental e Médio, o fortalecimento do mercado interno, até a política tributária que possa desonerar o trabalhador e a classe média, passando a taxar as grandes fortunas e as grandes heranças.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nossa passagem pelo Sudeste começou em Vitória, com um grande ato de abertura no centro da cidade. Foi emocionante ver a praça lotada de pessoas que apoiam Lula e entendem que ele fez muito no passado recente e representa o futuro do país. Em Cariacica, ainda no Espírito Santo, Lula foi até o campus do Instituto Federal que ele inaugurou em 2006, o qual impulsionou o complexo industrial e logístico da localidade graças à oferta de cursos técnicos nas áreas de Ferrovias, Portos, Logística e Administração.

Essa não foi a única instituição de ensino que Lula visitou. O ex-presidente fez questão de ir ao polo avançado do Instituto Federal Fluminense, ao campus de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e, por fim, até a concha acústica da UERJ em grande ato em defesa da educação. Durante os atos, Lula conversou com reitores, estudantes e funcionários, ouviu sobre a situação degradante em que se encontra a Educação Superior do país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A passagem de Lula pelo Sudeste também contou com atos em Campos dos Goytacazes, Maricá, Duque de Caxias, Belford Roxo e Nova Iguaçu, além de paradas não programadas em Iconha e Cachoeiro do Itapemirim (ES), e Magé e Jardim Guandu (RJ). Como sempre, a população parava o ônibus do ex-presidente para poder abraçá-lo e falar da situação pela qual está passando. Foram vários relatos da época em que Lula levou o país ao auge do desenvolvimento e ofereceu condições dignas para os mais necessitados, e também depoimentos em tons de decepção, por ver que, atualmente, por conta do governo golpista de Michel Temer, o Brasil encontra-se em decadência.

Tivemos muito contato com os jovens durante esta etapa da caravana, o que foi extremamente positivo, pois demonstrou que a juventude brasileira está atenta ao que ocorre no país e reconhece em Lula as condições reais para mudar a situação atual. Porém, ao mesmo tempo em que vimos muita esperança nos olhos deles, por acreditar que Lula pode fazer com que o país volte a crescer, também sentimos que parte significativa dos fluminenses e capixabas estão com baixa auto-estima. Eles sofrem por conta desse governo golpista, pela escancarada corrupção, pela decadência da cadeia produtiva do petróleo, por falta de investimentos na Petrobras, por falta de incentivo à indústria naval, por total abandono do setor da saúde e por conta do crescimento da violência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante do desânimo do povo com a situação do Brasil, Lula levou esperança. Em seus atos, ele destacou quais são as alternativas para tirar o país da lama, a exemplo da renovação de investimentos federais, impulsionamento do crescimento econômico, com distribuição de riqueza e renda, geração de mais postos de trabalho e o fortalecimento do mercado interno. E é essa a mensagem que o ex-presidente quer deixar: que o Brasil tem jeito, que é possível voltar a crescer, beneficiando os que mais precisam, produzindo matéria-prima local e exportando-a, promovendo uma educação de qualidade e iniciativas de desenvolvimento essenciais para a sobrevivência do povo brasileiro.

Sucesso por onde passou, a caravana voltou a repetir números expressivos na internet. Enquanto os veículos de comunicação tradicionais, ignoraram os nosso eventos, milhões de pessoas nos acompanharam pelas redes sociais. A rede de paginas no Facebook atingiu no total 24.746.449 usuários brutos e 6.881.854 de visualizações nas publicações das páginas analisadas. O engajamento total no período foi de 2.963.569. A hashtag #LulaPeloBrasil esteve presente em 14,9 mil menções, enquanto #LulaPeloRioDeJaneiro foi citada em 15,5 mil publicações. A hashtag #LulaPeloEspiritoSanto foi usada em 10,2 mil publicações.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Brasil está com Lula – no mundo real, das ruas, e também no mundo virtual, das redes sociais. Sigamos em frente!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO