CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

815 artigos

blog

Lula, o personagem maldito do Brasil de hoje

"Quem tem medo do Lula?", questiona o sociólogo Emir Sader, ao avaliar a situação do ex-presidente Lula, que é mantido como preso político desde abril do ano passado; "Lula se tornou o personagem maldito da história brasileiro atualmente, porque o tipo de governo e de regime que a direita pode oferecer, não tem força, nem estrutura para suportar a comparação com os governos do PT, que começaram com o Lula. Não sobreviveriam a uma disputa democrática aberta. Só existem porque instalaram um regime de exceção e pretendem blindar seu poder", diz Emir 

Lula, o personagem maldito do Brasil de hoje (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As vezes em que apareceu a possibilidade – real ou não – do Lula voltar a estar livre, causaram pânico nas hostes da direita. Jornalistas, políticos, empresários, militares – todos expressaram quase desespero diante dessa possibilidade.

Que tanto o Lula Livre assusta a todos eles? A ponto que um militar chegou a justificar a aberta e escandalosa pressão sobre o STF na noite anterior ao julgamento do habeas corpus para o Lula, dizendo que, "senão, o processo sairia fora do controle". Isto é, o processo está sob controle os militares. E o Lula Livre tiraria o processo do controle dos militares. Isto é permitiria a restauração de uma disputa democrática no Brasil, o que hoje é insuportável para a elite brasileira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que significa o Lula colocar o processo fora do controle? Mais do que isso: tiraram a liberdade do Lula e também sua palavra. Lula não pode circular pelo Brasil, se encontrar com as pessoas, falar com elas, ouvi-las. Não pode voltar a fazer as Caravanas pelo Brasil. Não pode sequer dirigir a palavra aos outros, mesmo preso.

Que tão perigoso é o Lula? O perigo é para quem? Quem tem medo do Lula?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Medo de que o Lula denuncie seu processo, sua condenação, sua prisão? Medo que, agora, recorde como ele denunciava a falta de isenção do Moro e agora possa confirmar isso com sua participação no governo, como contrapartida de tê-lo tirado da disputa?

De que o Lula denuncie a pressão militar para que o STF não lhe concedesse o habeas corpus e como o STF se ajoelhou diante da pressão?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De que o Lula denuncie as condições em que se deram as eleições? De que denuncie como o Judiciário fez vistas grossas diante de todas as irregularidades?

Mas, principalmente, que o Lula recorde como no seu governo os brasileiros viviam muito melhor, eram felizes, tinham emprego, todos podiam dizer o que pensavam, todos podiam ser candidatos. O governo era respeitado, fazia politicas que desenvolviam a economia, programas sociais que atendiam a todos. A educação só se expandia, incorporando a setores cada mais amplos nas escolas técnicas, nos institutos de educação, nas universidades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Recordar que os brasileiros tinham orgulho de ser brasileiros. O país era respeitado no exterior e Lula era um grande personagem da política mundial.

Lula Livre, nas ruas, conversando com as pessoas, visitando lugares, falando com o povo, se reunindo com organizações partidárias, com movimentos sociais, com artistas, com intelectuais, fazendo atos públicos – é demasiado para a fragilidade e artificialidade com que foi construído esse governo. Ele não suporta a força de uma pessoa como o Lula, de uma liderança como a do Lula. O confronto é brutal para um governo eleito com manobras ilegais, liderado por uma pessoa desqualificada, que fugiu o tempo todo dos debates públicos e até das entrevistas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A presença política e moral do Lula é demais para lideranças imorais, sem apoio popular, nem capacidade de liderança política. Eles não podem imaginar um debate com o Lula. Perdem o sono de pânico de ter que ouvir os argumentos do Lula, as questões colocadas pelo Lula.

Lula se tornou o personagem maldito da história brasileiro atualmente, porque o tipo de governo e de regime que a direita pode oferecer, não tem força, nem estrutura para suportar a comparação com os governos do PT, que começaram com o Lula. Não sobreviveriam a uma disputa democrática aberta. Só existem porque instalaram um regime de exceção e pretendem blindar seu poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por isso a luta pela liberdade do Lula se confunde com a luta pela democracia no Brasil hoje. Terminar com a maldição de governo que instalaram pelo golpe, pelas arbitrariedades jurídicas e pelas trapaças políticas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO