CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Regina de Aquino avatar

Regina de Aquino

Professora titular aposentada do DMAT-CCE-UFES

11 artigos

blog

Lula, o PT e as críticas de cada dia

Qualquer crítica a Lula, feita por nós, simpatizantes ou filiados, deve ser muito cuidadosa, refletida, e se necessário, postergada

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tem gente que confunde o PT com Lula, uns outros que misturam tudo e ainda outra turma que só vê Lula. E dão nome para tudo isso. Estamos na era dos rótulos, do cada um no seu quadrado. Que fase! Mas quando nos afastamos um pouquinho, tudo se mistura. Surpresa? Nenhuma. É apenas o óbvio! O Partido e a pessoa de Lula se construíram juntos, caminharam juntos, evoluíram juntos.

Vamos pensar, por um instante, e sob minha ótica, o que seria o PT sem Lula… O PT é um partido construído sob estruturas sindicalistas por conta de Lula e sua base sindicalista. Tem muita gente que não entende o que isso significa. Explicando por alto, eu diria, que se trata de uma estrutura com níveis de decisão e execução estruturadas e que buscam respeitar a vontade e direção da maioria. Quem ganha uma decisão no partido, ganha um mandato político para administrar, colocar em prática ou defender. Quem ganha uma postulação de candidatura, passa a ser defensor da vontade desse nosso partido. E, via de regra, não tem o direito de recusar a luta árdua que enfrentará pela frente, na defesa desse legado, dado o comprometimento que se espera do companheiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desistir de um tal mandato é desistir do partido e de sua militância.

Agora, tire o Lula da história do PT por um segundo e vislumbre o que seria essa história… Nem vou seguir nessa, me dá angústia! Um sentimento de perda insuperável. Lula é nosso patrimônio político. Patrimônio político, cultural e histórico. E por essa razão, qualquer crítica a Lula, feita por nós, simpatizantes ou filiados, deve ser muito cuidadosa. Refletida, e se necessário, postergada. Essas críticas devem ser feitas com cuidado, extremo cuidado. Espere mais um ou dois anos, para validar sua importância. Não se ataca, não se dilapida um patrimônio pessoal, impunemente. Que dirá um patrimônio coletivo!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já passou da hora de sairmos desse transe letárgico no qual a Direita nos aprisionou e iluminar a nossa própria história com nossos olhares. Todos conhecem Lula e o PT há décadas. E todo dia, parece que chegamos ontem, na cena política. São 40 anos de história, enfrentamentos e desafios, quarenta anos.

Lula é sempre franco em seu discurso, honesto em seus argumentos, fala de frente, filtra pouco. E todos que, o olham de lado, esses que não tem habilidades históricas para encará-lo, não aprenderam isso ou fazem de conta que o fato é trivial. Esses, que o olham de lado, podem destilar seu amargor, posto que não o superariam. Minha geração teve o privilégio de testemunhar e caminhar com Lula, com Lula e o PT. E como muitos de nós o fazem, comemoram todos os dias, por ter vivido esses tempos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO