Lula, o PT e as críticas de cada dia

Já passou da hora de sairmos desse transe letárgico no qual a Direita nos aprisionou e iluminar a nossa própria história com nossos olhares. Todos conhecem Lula e o PT há décadas. E todo dia, parece que chegamos ontem, na cena política

Lula
Lula (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Tem gente que confunde o PT com Lula, uns outros que misturam tudo e ainda outra turma que só vê Lula. E dão nome para tudo isso. Estamos na era dos rótulos, do cada um no seu quadrado. Que fase! Mas, quando nos afastamos um pouquinho, tudo se mistura. Surpresa? Nenhuma. É apenas o óbvio! O Partido e a pessoa de Lula se construíram juntos, caminharam juntos, evoluíram juntos.

Vamos pensar, por um instante, e sob minha ótica, o que seria o PT sem Lula… O PT é um partido construído sob estruturas sindicalistas por conta de Lula e sua base sindicalista. Tem muita gente que não entende o que isso significa. Explicando por alto, eu diria, que se trata de uma estrutura com níveis de decisão e execução estruturadas e que buscam respeitar a vontade e direção da maioria. Quem ganha uma decisão no partido, ganha um mandato político para administrar, colocar em prática ou defender. Quem ganha uma postulação de candidatura, passa a ser defensor da vontade desse nosso partido. E, via de regra, não tem o direito de recusar a luta árdua que enfrentará pela frente, na defesa desse legado, dado o comprometimento que se espera do companheiro.

Desistir de um tal mandato é desistir do partido e de sua militância.

Agora, tire o Lula da história do PT por um segundo e vislumbre o que seria essa história… Nem vou seguir nessa, me dá angústia! Um sentimento de perda insuperável. Lula é nosso patrimônio político. Patrimônio político, cultural e histórico. E por essa razão, qualquer crítica a Lula, feita por nós, simpatizantes ou filiados, deve ser muito cuidadosa. Refletida, e se necessário, postergada. Essas críticas devem ser feitas com cuidado, extremo cuidado. Espere mais um ou dois anos, para validar sua importância. Não se ataca, não se dilapida um patrimônio pessoal, impunemente. Que dirá um patrimônio coletivo!

Já passou da hora de sairmos desse transe letárgico no qual a Direita nos aprisionou e iluminar a nossa própria história com nossos olhares. Todos conhecem Lula e o PT há décadas. E todo dia, parece que chegamos ontem, na cena política. São 40 anos de história, enfrentamentos e desafios, quarenta anos.

Lula é sempre franco em seu discurso, honesto em seus argumentos, fala de frente, filtra pouco. E todos que, o olham de lado, esses que não tem habilidades históricas para encará-lo, não aprenderam isso ou fazem de conta que o fato é trivial. Esses, que o olham de lado, podem destilar seu amargor, posto que não o superariam. Minha geração teve o privilégio de testemunhar e caminhar com Lula, com Lula e o PT. E como muitos de nós o fazem, comemoram todos os dias, por ter vivido esses tempos.

*professora Titular aposentada do DMAT/CCE/UFES


O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247