CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mauro Lopes avatar

Mauro Lopes

Mauro Lopes é jornalista, editor do Brasil 247 e apresentador do Giro das 11 na TV 247. Fundador do canal Paz e Bem, de espiritualidade aberta e plural.

152 artigos

blog

Lula preso, Paulo Preto solto; ecoa a pergunta de Renato Russo: que país é este?

Em 1978, quando a ditadura militar ainda mordia, Renato Russo compôs "Que país é este?"; é como se Russo estivesse vivo e cantando hoje; o país onde um bandido como Paulo Preto está solto com a proteção das mais altas autoridades da República e o maior líder da história nacional depois de Getúlio está na cadeia como preso político; voltamos 40 anos na história

Em 1978, quando a ditadura militar ainda mordia, Renato Russo compôs "Que país é este?"; é como se Russo estivesse vivo e cantando hoje; o país onde um bandido como Paulo Preto está solto com a proteção das mais altas autoridades da República e o maior líder da história nacional depois de Getúlio está na cadeia como preso político; voltamos 40 anos na história (Foto: Mauro Lopes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em 1978, quando a ditadura ainda mordia, mas dava os primeiros sinais de que poderia ser derrotada, Renato Russo compôs uma música que se tornou como um hino do Brasil democrático. Que país é este, perguntava ele. A música veio à luz apenas em 1987, já em pleno governo Sarney, no álbum do Legião Urbana com nome da música. Foi um enorme sucesso, vendeu 1,5 milhão de cópias e a música-título foi a mais tocada em 1987.

Quem era jovem em 1987 e hoje está entre os 45 e 60 anos de idade ainda lembra os versos –e muitos das gerações mais novas, que se tornaram fãs de Russo também sabem de cor (expressão que significa literalmente de coração):

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


Nas favelas, no Senado

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas todos acreditam no futuro da nação

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que país é esse?

Que país é esse?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que país é esse?


CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É como se Renato Russo estivesse vivo e cantando hoje. Que país é esse no qual um bandido como Paulo Preto, que ameaça sem parar testemunhas nos seu processos, está solto com a proteção das mais altas autoridades da República e o maior líder da história nacional depois de Getúlio está na cadeia como preso político?

No final da música, Russo cantava-gritava desconsolado:

 

Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando vendermos todas as almas

Dos nossos índios num leilão

 

Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?


Os artistas são assim, capazes de profecia. Era uma época em que as fortunas roubadas contavam-se na casa do milhão; agora contam-se na casas das centenas de milhões ou bilhões. Mas pode haver descrição mais precisa e lancinante deste momento em que o governo  Temer vende a alma dos índios dos indígenas do país num leilão para os deputados-ruralistas matarem à vontade e garantirem seus votos ao regime do novo golpe de Estado?

Pode haver descrição mais precisa deste momento em que Temer/MDB  e Pedro Parente/PSDB vendem a alma do país para os interesses dos grandes grupos financeiros e internacionais e fatiam a Petrobras para as grandes petroleiras internacionais?

O país preparava-se nos governos do PT para uma verdadeira revolução que transformaria a face do Brasil em 10 anos; com a Petrobras na linha de frente da exploração da riqueza do pré-sal, previa-se a destinação dos royalties e dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação e a saúde, numa injeção estimada de até R$ 22 bilhões/ano nos dois setores, além dos recursos previstos na Constituição (que igualmente foram surrupiados pelos golpistas com o congelamento dos gastos sociais). Agora, tudo vai para o bolso das petroleiras internacionais, consultorias, acionistas e espertos. O país ficou a ver navios.

Que país é este no qual uma elite de 2 milhões de ricos rentistas, altos executivos, donos das empresas, dos bancos e dos maiores meios de comunicação, pessoas com mentalidade escravocrata submetem 207 milhões de brasileiros e brasileiras a uma vida de baixa qualidade e sem esperança?

Em 1978, quando Renato Russo compôs seu hino-protesto, um Congresso Nacional controlado pela ditadura dos militares, elegeu o general Figueiredo para presidente. A lembrança maior que temos dele é sua declaração que resume as elites nacionais: “Prefiro cheiro de cavalo do que cheiro de povo”.

Agora, um Congresso controlado pela ditadura do dinheiro deu o golpe contra a democracia, derrubou Dilma e o presidente de plantão continua a odiar o cheiro de povo.  

A prisão de Lula e a libertação de Paulo Preto por Gilmar Mendes são o retrato do país neste momento. Voltou a ser, essencialmente, o mesmo país de 1978. A sensação é que o relógio da história voltou 40 anos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO