Rachel Vargas avatar

Rachel Vargas

Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais.

154 artigos

HOME > blog

Maior Federação partidária reage a medidas de Haddad

Para o União Brasil e o PP, as medidas fiscais têm sido consideradas equivocadas, do ponto de vista de buscar o aumento da receita sem cortar gastos

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad - 29/01/2025 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antônio Rueda, convocaram seus correligionários para anunciar a posição da Federação UP sobre o pacote de medidas que a equipe econômica deve apresentar como saída para aumentar a arrecadação. Juntos, os dois partidos respondem pelo maior bloco do Congresso, com 109 deputados e 14 senadores. A tendência é de que a Federação feche questão contra a Medida Provisória que ainda não foi enviada ao Congresso Nacional. Um dos maiores pontos de resistência diz respeito à taxação da LCI e LCA, letras de crédito imobiliário e do agronegócio, até então isentos de taxa.

O União Brasil tem 3 ministérios no governo, enquanto o PP tem um assento na Esplanada. As medidas têm sido consideradas equivocadas, do ponto de vista de buscar o aumento da receita sem cortar gastos. A avaliação nos bastidores é que as medidas devem ter dificuldades de avançar e acabar desidratadas, reduzindo a expectativa arrecadatória da Fazenda.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.