CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Juca Simonard avatar

Juca Simonard

Jornalista, tradutor e professor de francês. Trabalhou como redator e editor do Diário Causa Operária entre 2018 e 2019. Auxiliar na edição de revistas, panfletos e jornais impressos do PCO, e também do jornal A Luta Contra o Golpe (tabloide unificado dos comitês pela liberdade de Lula e pelo Fora Bolsonaro).

111 artigos

blog

Mais um passo na destruição do Brasil: representando a Coca-Cola, Senado aprova privatização da água

Com ajuda do PDT e do PSB, a direita neoliberal (PSDB, DEM e aliados) aprovou no Senado mais um duro ataque contra a população: a privatização do saneamento. Água potável e esgoto serão artigos de luxo no Brasil…

(Foto: Waldemir Barreto)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quem assistiu o plenário do Senado Federal nesta quarta-feira, 24, viu a festa dos golpistas e dos entreguistas com a aprovação, por 65 votos a 13, do projeto de lei que facilita a privatização do saneamento básico no Brasil. A matéria do PL 4.162/2019 é de autoria do representante da Coca-Cola no Nordeste, Tasso Jereissati (PSDB).

Apenas o PT votou em bloco contra a privatização. O PDT, o PSB, os Republicanos e a Rede decidiram liberar o voto - revelando muito sobre os  "aliados". Foi marcante entretanto que, após o líder do PDT no Senado, Weverton Rocha, do Maranhão, ter anunciado que o partido votaria em bloco pelo “não”, o porta-voz de Ciro, Cid Gomes, ter aparecido para anunciar a mudança na orientação do partido, liberando o voto dos senadores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi um artifício para ele mesmo, Cid Gomes, votar a favor do projeto que coloca na mão dos monopólios o saneamento básico do País. Na realidade, do partido de Ciro, apenas o próprio senador Weverton Rocha votou contra a privatização. O PDT, então, fez coro com a direita neoliberal e aprovou mais um duro ataque contra a população brasileira.

Como afirmou o senador petista, Paulo Paim, “centenas de cidades no mundo todo, como Berlim, Paris e Buenos Aires, estão revendo a privatização do saneamento. Estão arrependidas”. Isto é um fato. Estas cidades estão arrependidas justamente pela crise social que isso causa, deixando milhões de pessoas, principalmente os mais pobres, sem direito à água potável. Se a situação já é complicada neste momento - uma vez que quase metade da população não tem acesso a este direito essencial - com a privatização, água e esgoto serão artigos de luxo no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma verdadeira frente política tem que ser construída, sim. Mas ela precisa ser uma frente das organizações dos trabalhadores. Sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais e populares, comitês de luta e assim por diante. Uma frente com neoliberais pseudo progressistas apenas arrastará o movimento a defender os inimigos da população, que para garantir o lucro de seus compradores, privatizam até a água… Portanto, espero que esta votação tenha servido para demonstrar de que lado PSDB, DEM, PDT, PSB, Rede e os demais estão.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO