CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Matheus Brum avatar

Matheus Brum

Mineiro de Juiz de Fora, jornalista e escritor

40 artigos

blog

Maracanã: onde vida e morte dividirão o mesmo espaço

Neste hall de bizarrices diárias, a que mais chama atenção nestes dias é a volta do futebol no Rio de Janeiro. Há tempos a Federação de Futebol do Estado (FFERJ) tem pressionado pelo retorno do possante Campeonato Carioca

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Olá, companheiros e companheiras. Tudo bem? É impressionante como, a cada dia, as notícias sobre a pandemia do novo coronavírus pioram. Parece inacreditável, mas no Brasil não há um dia de paz. Ou mesmo aquele momento que você consegue olhar para o horizonte e enxergar algum futuro que não seja completamente tenebroso. 

Neste hall de bizarrices diárias, a que mais chama atenção nestes dias é a volta do futebol no Rio de Janeiro. Há tempos a Federação de Futebol do Estado (FFERJ) tem pressionado pelo retorno do possante Campeonato Carioca. Alguns clubes, como o Flamengo, endossaram o desejo da retomada do estadual, com alguns representantes visitando o presidente Jair Bolsonaro, que em diversas declarações se colocou favorável ao retorno do futebol. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois de muitas idas e vindas, a prefeitura do Rio de Janeiro liberou os eventos esportivos, desde que seja com portões fechados. Na tarde desta terça-feira (16), quando escrevo este texto, falta apenas a liberação do governo do Estado para que seja anunciada a tabela de jogos. A previsão, com a liberação, é que já tenhamos partidas a partir de quinta-feira (18). 

É completamente surreal o retorno do futebol neste momento. Não faz o menor sentido retomar o esporte, mesmo com todos os cuidados, quando as vítimas por covid-19 só aumentam. O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos confirmados da doença, 80.946. Já morreram 7.728 pessoas. A taxa de letalidade do estado é a maior do país. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O futebol não pode ser tratado como uma “ilha”, onde não reflete o que está acontecendo ao redor do país. O retorno do futebol é uma falta de respeito às vítimas da doença. Mais um desrespeito e falta de consideração do Poder Público com as famílias que estão de luto. 

E o mais triste e desumano é saber que o Maracanã, um dos maiores símbolos do país, que completou 70 anos nos últimos dias, vai ser palco de vida e de morte. Ao mesmo tempo que jogadores e narradores vibrarão com os gols, dentro do estádio, famílias chorarão no hospital de campanha que está instalado no estádio. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vocês conseguem ter noção que ao mesmo tempo que uma partida de futebol será realizada, pessoas estarão morrendo a poucos metros de distância? Se você não consegue se sensibilizar com isso, me desculpa. Mas, seu lado humano já não existe mais. 

Além da falta de empatia e respeito, o retorno do futebol não vai trazer ganhos econômicos. Pelo contrário. Com os estádios vazios, não haverá receita de bilheteria. O sócio-torcedor dos grandes clubes já diminuiu, diante da crise e da falta de jogos. Para os pequenos, sem torcida no estádio, haverá mais prejuízo, por conta dos gastos operacionais do jogo, taxa de arbitragem e taxa paga à Federação, por exemplo. Sem contar que precisarão pagar mais meses de folha salarial, com o retorno da competição. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A conta não fecha. Nem o lado econômico – tão valorizado por aqueles que defendem flexibilização da quarentena e do isolamento social – vai ser beneficiado. Confesso que, se o retorno for aprovado, não verei os jogos que serão transmitidos. Não serei cumplice de ver o maior estádio do mundo, o maior símbolo do futebol deste país, ser usado de maneira vil pelos cartolas. O Maracanã dos sonhos, se transformará na maior catarse brasileira desta pandemia. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO