CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Flávio Ricardo Vassoler avatar

Flávio Ricardo Vassoler

Doutor em Letras, com pós-doutorado em Literatura Russa pela Northwestern University (Estados Unidos). É autor de várias obras, como O evangelho segundo talião, Tiro de misericórdia, Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo

39 artigos

blog

Maradona e o elogio do próprio naufrágio

Quem conhece minimamente a história de violência do capitalismo sabe que a livre concorrência, desde sempre destinada aos inimigos, é regida pela mão da Camorra

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os (neo)liberais dizem que uma mão, invisível como Deus, rege as relações de mercado. Ora, quem conhece minimamente a história de violência do capitalismo - isto é, a história da violência como capitalismo - bem sabe que a livre concorrência, desde sempre destinada aos inimigos, é regida pela mão da Camorra, cujos capos napolitanos deram as boas-vindas a Maradona, em meados dos anos 1980, com os primeiros gramas de cocaína que o gênio argentino cheirou. 

Nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, disputada no México, o maior jogador da história do futebol, apenas superado pelo nosso rei Pelé, foi alçado à condição de Deus pelos argentinos: o primeiro gol da partida histórica contra a Inglaterra foi marcado pelo camisa 10 baixote, que, para superar o gigantismo do goleiro inglês, fez uso não do cocuruto, mas do punho cerrado e matreiro ("la mano de Dios"), para cabecear/manusear a bola rumo às redes britânicas e vingar a derrota argentina na Guerra das Malvinas, vencida pela Inglaterra 4 anos antes. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após falecer há pouco mais de um ano, em 25 de novembro de 2020, aos meros 60 anos, consta que Maradona, saindo em selfies com arcanjos e querubins, teria se mostrado misericordioso para com a divindade:

– Se Deus quiser, eu Lhe devolverei, prontamente, a Sua mão. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se fosse pintor, Maradona seria holandês e se chamaria Vincent Van Gogh. Em seu autorretrato, Vincent Maradona teria não a orelha direita amputada, mas o nariz cocainômano. 

Se fosse escritor, Maradona seria russo e se chamaria Fiódor Dostoiévski. Em sua novela Memórias do meio-campo, Fiódor Maradona, cirrótico como o homem do subsolo, ecoaria a dor da personagem dostoievskiana como o elogio do próprio naufrágio: "Se me dói o fígado, que me doa ainda mais!". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Edson Arantes do Nascimento sempre falou do rei Pelé na terceira pessoa. "Para vocês, o Pelé fica, e o Edson passa. Para mim, o Pelé precisa passar, pois é como Edson que eu vou envelhecer". Mortal como todos e cada um de nós, Edson sabia que só se sobrevive à imortalidade do próprio reinado se for possível encontrar providenciais escadas de incêndio em meio ao edifício em chamas da glória. 

Cercado e acossado pelo incêndio da glória, Maradona resolveu proceder à imitação do escorpião, que, à iminência de ser incinerado, arremete o ferrão contra o próprio corpo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nunca vou me esquecer das feições diabólicas de Maradona após marcar um gol antológico na goleada de 4 a 0 contra a Grécia, em jogo válido pela fase de grupos da Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos. Maradona estava possuído, seu rosto era a encarnação da vontade de poder nietzcheana.

Quando, na sequência do torneio, Maradona foi pego pela teia de aranha do exame antidoping, assim falou Nietzsche sobre o Zaratustra argentino: "Porque tudo o que é forte nesta vida, um dia, vem a fenecer... E tanto melhor se o maestro, ao fim e ao cabo, for o regente do próprio naufrágio".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO