CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marco Mondaini avatar

Marco Mondaini

Historiador e Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Coordena e apresenta o programa Trilhas da Democracia, exibido aos domingos na TV 247.

105 artigos

blog

Marcos Costa Lima

Marcos Costa Lima deve ter sofrido, como todos nós, com a destruição levada a cabo pelo fascismo ultraneoliberal do governo Bolsonaro

(Foto: Arquivo pessoal)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Estava vendo um filme no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, quando recebi a notícia do falecimento do colega de Departamento de Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco (e amigos de todos), Dênis Bernardes.

Era setembro de 2012 e, um ano antes, o grande historiador da Revolução Pernambucana de 1817, da Confederação do Equador de 1824 e da trajetória política de Frei Caneca havia prefaciado um livro meu com o título de “O projeto de uma humanidade livre da miséria” – prefácio este dedicado à memória do seu grande amigo, o cientista político da Universidade de São Paulo Gildo Marçal Brandão, falecido em 2010.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Passados 10 anos da morte de Dênis, nesse dia de São Pedro, recebi com pesar a notícia do falecimento do cientista político e professor da UFPE, Marcos Costa Lima, que, em 2013, me honrou com a redação do texto da orelha de um outro livro meu sobre democracia e direitos humanos, onde, no mesmo diapasão do prefácio de Dênis, saía em defesa da “construção de uma sociedade baseada nos princípios de uma democracia social e econômica, de solidariedade”.

Não se trata de um simples coincidência. Muito pelo contrário. Gildo Marçal Brandão, Dênis Bernardes e Marcos Costa Lima fazem parte de uma geração oriunda de Alagoas e Pernambuco que, infelizmente, nos deixou precocemente, deixando o legado de defesa dos valores da democracia política e da igualdade social, nos seus escritos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante 2 anos, tive o prazer de compartilhar com Marcos Costa Lima a experiência de criação na UFPE dos Institutos de Estudos da Ásia, por ele coordenado, da América Latina, coordenado pelo sociólogo Paulo Henrique Martins, e da África, por mim coordenado. Então, incentivados pelo Diálogo Sul-Sul da política externa brasileira dos anos Lula/Celso Amorim/Samuel Pinheiro Guimarães/Marco Aurélio Garcia, e, também, pela reitoria do professor Anísio Brasileiro, empenhávamos conjuntamente pelo processo de internacionalização da pesquisa científica da universidade com um olhar privilegiado para o Sul do mundo.

Marcos Costa Lima deve ter sofrido, como todos nós, com a destruição levada a cabo pelo fascismo ultraneoliberal do governo Bolsonaro. É uma pena que ele não tenha vivido o suficiente para ver a volta por cima a ser dada a partir de 2 de outubro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, onde quer que você esteja, meu caro professor, talvez goste de saber que meu filho Enrico acaba de ouvir pela primeira vez a história de que, sem uma mensagem tua de 2013/2014, ele não teria vindo ao mundo, para, quem sabe, em breve, começar a lutar pela democracia política e pela igualdade social.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO