CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Maré sitiada

Será que voltaremos à época em que era rotina a invasão de privacidade e o tolhimento do direito de ir e vir?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Os juízes da normalidade estão presentes em todos os lugares. Nós vivemos na sociedade do professor-juiz, do médico-juiz, do educador-juiz, do 'trabalhador social'-juiz."

"A liberdade de consciência traz mais riscos que a autoridade e o despotismo." (Foucault).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


Essa semana foi complicada na área onde trabalho.

Na especialização, colegas relatando o terror pela presença tão intensa de homens armados no Complexo da Maré.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Discutimos em sala de aula rapidamente o assunto, e um dos meus colegas, um professor, inclusive que dá aulas na minha escola, que mora na favela, relatou um caso interessante. Sua esposa e filha foram abordadas, quando ele e o filho viajaram. Dentro de suas casas, por policiais, elas foram interpeladas e suas privacidades violadas em uma operação. Sim, invadiram a casa da família dele e procurando alguma droga ou armamento saíram porta adentro vasculhando tudo. É isso mesmo produção? Está nas regras isso?

Onde nós estamos? Não se tem mais privacidade dentro da comunidade, caso se queira lá morar?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há tantos estudantes da UFRJ que compram até imóveis e sublocam para fazer uma espécie de república e não conseguem mais ter tranquilidade de estudar, pois o terror tomou conta da região.

Não bastando, na terça cheguei na escola e soube de uma espécie de "toque de recolher". Disseram que ninguém entrava e nem saía da favela depois das 22h. Por isso, teríamos que fazer um horário especial, para que os alunos saíssem no máximo 21h30 e pudessem estar em suas casas às 22h, seguros. O que? Seguros? Será?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Soube ainda, na sala dos professores, que um aluno de uma das turmas que leciono foi apedrejado por um menino que invadiu a escola e não era aluno. Resultado, o menino foi atendido todo ensanguentado e com parte do rosto e a boca rasgada pela pedra que o rapaz conseguiu atingi-lo.

Terça, quando cheguei era esse o panorama: as aulas seriam encurtadas por conta desses episódios e toda a operação que fariam na Maré.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Chegando em casa, abri o Facebook e vi uma manchete imensa em uma imagem: "Exército entra na Maré com 4 mil homens" e outra ainda dando conta de que: "Maré terá um militar para cada 55 moradores", como se isso tudo fosse sinônimo de "ordem e segurança". Isso lembra o quê, minha gente?

Será que estamos à beira de uma guerra civil nas favelas, que constituem grande parte de nossa cidade? As pessoas que moram na favela querem esse tipo de ação? Só tem que ser desse jeito para conseguir coagir o crime organizado e conter os ataques entre as facções e "guerras territoriais" que por lá há?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A questão é tão mais ampla e complexa, que colocar um bando de militares e garantir que essa organização lá está presente demarcando o território com tiros, invasões, agressões não foi, não é e nem será a solução e a maneira a que se vá chegar a algum lugar, não.

Será que voltaremos à época em que era rotina a invasão de privacidade e o tolhimento do direito de ir e vir? Pode ser que comece lá e depois eles comecem a ter necessidade de colocar "ordem e segurança" em outros lugares até tomarem completamente a todos nós.

Essa coisa de que tudo que pune gera ordem é patológico e sabemos que esse tipo de ação é perniciosa e gera máculas e até ulcerações profundas permanentes em uma história.

Até quando erraremos tão feio?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO