CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Henrique Dias avatar

Luiz Henrique Dias

Professor, gestor público e mestrando em História da UNILA

40 artigos

blog

Médias cidades: os novos polos da economia brasileira

Devemos nos guiar por um contínuo esforço de melhoria dos indicadores sociais e econômicos, a geração poupança para tempos difíceis e o contínuo planejamento, amplo, transparente e responsável

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Se antes, a percepção de que as médias cidades - faço aqui um recorde pessoal de 200 a 400 mil habitantes - já eram consideradas os novos epicentros de desenvolvimento econômico, no pós pandemia essa tendência vai ganhar mais força e velocidade. 

Explico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em geral, esses municípios contam com três fatores chave: 

1- bônus populacional e de mão de obra pois, em média, a população é jovem ou em idade economicamente ativa 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

2- espaço físico disponível para expansão urbana, implantação de projetos de infraestrutura e possibilidade de adensamento em áreas centrais 

3- mais flexibilidade de movimentos positivos em sua matriz econômica podendo, em muitos casos, se tornar uma área de referência em algum setor ou expertise em menos de uma década 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso significa que essas cidades podem atuar como auto indutoras de desenvolvimento e geradoras de emprego, estimulando um crescimento de populacional ordenado, com a chegada de pessoas de outros lugares atraídas por novos projetos, pela disponibilidade de serviços públicos de saúde e educação e pela incontestável expectativa de melhor qualidade de vida em relação às grandes cidades. 

No entanto, tal movimento deve ser planejado e gerido por prefeitos ou prefeitas com visão estratégica de crescimento e desenvolvimento econômico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dessa forma, os maiores beneficiados e as maiores beneficiadas serão os moradores e as moradoras, seja pela valorização do empreendedor e da empreendedora local, seja pelo aumento da capacidade de renda e de consumo das pessoa. 

Acredito na cidade como uma pequena nação, vivendo em harmonia com o entorno mas valorizando o consumo dos habitantes e a produção interna.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E defendo que os governos municipais devem atuar não somente na gestão do cotidiano mas também na expansão de capacidade da cidade produzir, exportar e prestar serviços, como de turismo e de educação, para trazer riqueza de fora para dentro. 

E o resultado desse esforço deve ser a melhoria dos indicadores sociais e econômicos, a poupança (criação de fundos) para tempos difíceis e o contínuo planejamento, amplo, transparente e responsável. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma cidade é um organismo e precisa ser viva e cuidada para ter uma vida plena e não adoecer por falta de atenção. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO