Oliveiros Marques avatar

Oliveiros Marques

Sociólogo pela Universidade de Brasília, onde também cursou disciplinas do mestrado em Sociologia Política. Atuou por 18 anos como assessor junto ao Congresso Nacional. Publicitário e associado ao Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP), realizou dezenas de campanhas no Brasil para prefeituras, governos estaduais, Senado e casas legislativas

201 artigos

HOME > blog

Memes em letras

O colunista Oliveiros Marques destaca a 'vantagem de Lula' nas intenções de voto. Nova pesquisa já 'autoriza o povo a apostar na vitória dele', acrescenta

Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Lula IV

Lula confirmou, esta semana, o que até as carpas do Planalto já sabiam: será candidato a um quarto mandato presidencial. O anúncio, ainda que esperado, causou desarranjo nas hostes bolsonaristas. Tarcísio talvez repense se vale a pena entrar nessa disputa agora, e alguns parlamentares do Centrão devem avaliar se faz sentido permanecer - ainda que com apenas um pé - na canoa de Ciro Nogueira. Resultado: no one to one, o governo tende a ampliar sua base no Congresso.

Primeiro turno

A pesquisa AtlasIntel dá a senha de como deve andar a campanha de Lula no próximo ano: jogar para matar no primeiro turno. Diante do quadro de polarização ainda cristalizado no País, é pouco provável que surja espaço para uma terceira via empurrar a disputa para o segundo turno. A vantagem que Lula vem construindo nos últimos meses - turbinada, ironicamente, pela “grande ajuda” do seu marqueteiro involuntário, o Bananinha - autoriza apostar na vitória do atual presidente já em 4 de outubro do ano que vem.

Carlucho

E por falar em desarranjo, a família Bolsonaro é um elefante em loja de cristais. Não bastasse o Bananinha implodir a candidatura presidencial do próprio campo, agora o Carluxo dinamita as candidaturas bolsonaristas em Santa Catarina ao se lançar ao Senado. A deputada bolsonarista mais votada do Estado já deu o recado: “não devo nada a ninguém, vou concorrer independente”. Pega fogo no parquinho.

Bunker

Quando a infantaria está sendo massacrada, o comandante recua um passo e reorganiza as tropas. Foi esse o movimento do ministro Luiz Fux ao pedir para trocar de Turma no STF: busca um bunker na 2ª Turma, alinhando-se aos ministros identificados com o bolsonarismo para oferecer resistência de dentro do colegiado a teses com as quais discorda - como o reconhecimento de que houve tentativa de golpe por uma organização criminosa liderada por Jair Bolsonaro.

Infondato

E não é que o Ministério Público da Itália considerou infundados os argumentos da Espanhola — ops, Carla Zambelli — de que seria vítima de perseguição política no Brasil? Para o MP da Bota, as condenações e os processos pelos quais ela responde correram dentro do devido processo legal. Já a hispano-italiana deve estar desembarcando em solo brasiliano.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados