CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lúcia Helena Issa avatar

Lúcia Helena Issa

Jornalista, escritora e ativista pela paz. Foi colaboradora da Folha de S.Paulo em Roma. Autora do livro "Quando amanhece na Sicília". Pós- graduada em Linguagem, Simbologia e Semiótica pela Universidade de Roma e embaixadora da Paz por uma organização internacional. Atualmente, vive entre o Rio de Janeiro e o Oriente Médio.

60 artigos

blog

Mergulhamos numa longa noite de arbitrariedades

"Você que hoje celebra a eventual prisão de um brasileiro sem que haja PROVAS cabais contra ele, tem noção de que a nossa Constituição foi rasgada por quem deveria defendê-la? Você tem noção de que assistimos ontem a um espetáculo midiático, em que um grupo de homens e mulheres de preto negaram a um cidadão brasileiro um direito que deveria ser de todos, o de se defender em liberdade até a última instância?", questiona a jornalista Lucia Helena Issa; "Você tem ideia de que o Fascismo na Itália começou negando as liberdades individuais, matando a esperança e sequestrando os direitos civis?"

"Você que hoje celebra a eventual prisão de um brasileiro sem que haja PROVAS cabais contra ele, tem noção de que a nossa Constituição foi rasgada por quem deveria defendê-la? Você tem noção de que assistimos ontem a um espetáculo midiático, em que um grupo de homens e mulheres de preto negaram a um cidadão brasileiro um direito que deveria ser de todos, o de se defender em liberdade até a última instância?", questiona a jornalista Lucia Helena Issa; "Você tem ideia de que o Fascismo na Itália começou negando as liberdades individuais, matando a esperança e sequestrando os direitos civis?" (Foto: Lúcia Helena Issa)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Mergulhamos ontem numa longa noite com cara de passado, com palavras que eu queria que estivessem mortas, com generais fazendo ameaças condenadas no mundo todo, com o rosto de uma década que não vivi mas que pesquisei exaustivamente e cujos relatos me dão calafrios. Mergulhamos numa loga noite de arbitrariedades, cuja aurora não sabemos quando e se virá. 

Você que hoje celebra a eventual prisão de um brasileiro sem que haja PROVAS cabais contra ele, tem noção de que a nossa Constituição foi rasgada por quem deveria defendê-la? Você tem noção de que assistimos ontem a um espetáculo midiático, em que um grupo de homens e mulheres de preto negaram a um cidadão brasileiro um direito que deveria ser de todos, o de se defender em liberdade até a última instância?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Você tem noção de que assistimos a um espetáculo midiático em que a sagrada presunção de inocência foi violentada? Você tem noção de que assistimos a um espetáculo midiático que está sendo repudiado em vários países do mundo?

Você tem ideia de que o Fascismo na Itália começou negando as liberdades individuais, matando a esperança e sequestrando os direitos civis? 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Você tem ideia de que ao pautar o julgamento de um Habeas Corpus antes de apreciar ações que se referem a presunção da inocência, a presidente do STF agiu como se nós já vivêssemos em um regime de exceção?

Você tem ideia de que o perímetro da liberdade de todos nós e o perímetro do direito de defesa foram mutilados ontem? 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Você que hoje posta, ao lado da fotinho de Nossa Senhora, de Jesus ou ou do seu santo de devoção, frases de ódio, de pura barbárie e sede de sangue, tem noção de que vivemos um momento de selvageria e que seu comportamento é de um cristão hipócrita? 

Como jornalista, já critiquei algumas atitudes de Lula e já aplaudi seu imenso legado na luta para que os mais pobres tivessem as mesmas oportunidades que eu tive ao nascer. Foram criadas 18 universidades e esse legado é maravilhoso, foram feitos programas sociais e de alimentação que representam para muitos de nossos irmãos a diferença entre viver e morrer. Mas eu também já me decepcionei, já critiquei, e já constatei as mudanças positivas imensas no Brasil quando voltei a morar aqui, depois de 6 anos na Europa. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Independentemente de ideologias, sinto que hoje retrocedemos como nação, mergulhamos nos anos 60, numa década que eu não vivi e da qual ouço, leio e vejo depoimentos tenebrosos. Mergulhamos num clima de 1964, só que sem as calças bocas de sino, sem os vestidos psicodélicos, sem as músicas de Hendrix, e The Doors, sem liberdade e sem Martin Luther King. 

Não me peçam para celebrar isso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO