CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Mesmo se Campos Neto cair, Lula não poderá nomear novo presidente agora

Alex Solnik afirma que, segundo a lei que deu autonomia ao Banco Central, Lula só poderá nomear o seu presidente no final de 2024

Lula rebate presidente do BC: "Esse maluco sabe o que está acontecendo com o povo? É tempo de guerra" (Foto: ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik

Além de ser um alvo difícil, pois depende da aprovação da maioria absoluta do Senado, a exoneração do presidente do Banco Central não vai dar a chance ao presidente Lula de escolher o seu substituto este ano. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   De acordo com o parágrafo 2o. do artigo 5o. da Lei Complementar no. 179 (a lei que deu autonomia ao BC), “ocorrendo vacância do cargo de presidente do Banco Central” (a pedido, por doença ou por incompetência) “um substituto será indicado e nomeado para completar o mandato”. 

   O parágrafo 3o. afirma que “o cargo de Presidente do Banco Central será exercido interinamente pelo diretor com mais tempo no exercício do cargo, ou pelo mais idoso, até a nomeação do novo Presidente”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Lula só poderá nomear o seu presidente do Banco Central no final de 2024, como diz o parágrafo 1o. do artigo 4o: “O mandato do Presidente do Banco Central do Brasil terá duração de quatro anos, com início no 1o. de janeiro do terceiro ano de mandato do Presidente da República”. 

   Até lá, estará no posto um dos nove diretores do Banco Central. Todos foram indicados por Bolsonaro.   

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO