Lelê Teles avatar

Lelê Teles

Jornalista, publicitário e roteirista

408 artigos

HOME > blog

Midiocracia, a vitória de Pirro

Institui-se, oficialmente, dois Brasis: um servirá apenas para servir ao outro. Os Deficientes Cívicos voltarão para o lugar de onde nunca deveriam ter saído, para o tronco. Do varandão moderno de um triplex privado instalado numa praia pública, os Marinhos manipulam suas Mari(nh)onetes

Institui-se, oficialmente, dois Brasis: um servirá apenas para servir ao outro. Os Deficientes Cívicos voltarão para o lugar de onde nunca deveriam ter saído, para o tronco. Do varandão moderno de um triplex privado instalado numa praia pública, os Marinhos manipulam suas Mari(nh)onetes (Foto: Lelê Teles)
Selo Fonte Preferida no Google do Brasil 247

eles venceram a batalha, mas a luta continua.

revoga-se a Carta magna, revoga-se o poder que emanava do povo, revoga-se os direitos das minorias, revoga-se a res-pública.

institui-se, oficialmente, dois Brasis: um servirá apenas para servir ao outro.

os Deficientes Cívicos voltarão para o lugar de onde nunca deveriam ter saído, para o tronco.

do varandão moderno de um triplex privado instalado numa praia pública, os Marinhos manipulam suas Mari(nh)onetes.

juízes, parlamentares, atores pornôs, lutadores de MMA, subcelebridades de botox ou silicone, tarados homofóbicos, misóginos incuráveis, racistas descarados, homens de bens e os nossos Mique Jegues do rock...

tudo com as cordinhas esticadas.

impõem-se a ditadura da mídia, instaura-se a midiocracia.

Judith Brito, presidenta da Associação Nacional dos Jornais disse, sem ruborizar, que "os meios de comunicação é que estão, de fato, fazendo a oposição oposicionista deste país, já que a oposição está muito fragilizada."

os tais meios lutariam até atingir o fim, o golpe.

seis famílias, senhoras e senhores, apoiadas por viraláticos plutocratas, tomaram o poder na mão grande, às escâncaras, à luz do dia, ao vivo e em cores.

Lula, o que foi ao enterro de Roberto Marinho, encheu as burras da mídia plutocrática com verbas públicas (500 milhões de lascas anuais em anúncios, só pra Globo!), esse mesmo Lula criou o programa Luz Para Todos, levando energia aos lugares onde a Globo não chegava.

aí, Lula facilitou a compra de eletrodomésticos, e os filhos do Luz Para Todos puderam comprar suas TVs de Plasma e sintonizar, finalmente, o Jornal Nacional e serem bombardeados com mentiras noite e dia.

os progressistas deram uma mãozinha para as forças do retrocesso.

tivessem regulado o setor, desmonopolizado o poder de transmissão, incentivado a competição sadia, a diversidade de opiniões, fortalecido as rádios comunitárias, as mídias alternativas, os coletivos de comunicação livre...

os filhos do Luz Para Todos teriam ao menos alternativas.

agora acabou. e acabou o país do faz de conta.

agora é a luta de classes.

o povo está nas ruas. até o ano passado, eram as classes médias de esquerda e de direita quem disputavam as ruas e a narrativa.

a Furacão 2000 trouxe a favela pro jogo.

o Hip Hop trouxe a favela pro jogo.

os adolescentes das escolas públicas entraram no jogo.

a periferia começou a se preocupar e a ocupar os espaços públicos.

os garotos politizaram as letras de funk, gritam que não terá arrego ao som dos tchuc, tchá, tchá, tchuc, tchuc, tchá...

a luta de classes será televisionada, senhoras e senhores.

a midiocracia terá vida curta, é uma vitória de Pirro.

verás, oh meu Brasil, que os teus filhos não fogem à luta.

antes, negros, LGBTs, mulheres, deficientes, idosos, adolescentes... os Deficientes Cívicos, sofriam cada um a sua dor, cada um no seu quadrado.

finalmente eles se encontraram em praça pública na defesa pela democracia, e perceberam que são todos vítimas da plutocracia e da ditadura do macho branco.

tiveram o tempo necessário para estarem todos juntos e misturados. e perceberam que estão todos no mesmo barco.

e essa não é uma nau frágil.

o processo é lento: a periferia começou ocupando shoppings, com os rolezinhos. foram massacrados pela mídia e pela elite branca.

depois ocuparam as praias, de onde são retirados pelas forças policiais, braço armado da elite branca, sob a alegação tosca de tentativas de furtos.

em seguida, a perifa ocupou as escolas, exigindo melhoras, merendas e respeito.

agora ocupam assembleias legislativas e até o Palácio do Planalto.

ocuparemos o poder novamente.

você pode até não entrar na periferia, mas a periferia entra em você.

palavra da salvação.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.