CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Militares: de prontidão para não fazer nada na próxima crise

Para Helena Chagas, os militares "continuam de prontidão para a próxima crise a ser criada pelo presidente, que voltará a disseminar inseguranças na campanha"

Forças Armadas, urnas eletrônicas e Jair Bolsonaro (Foto: ABr | Alan Santos/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

Não dá para achar normal que uma declaração de apoio das Forças Armadas à democracia brasileira, junto com o esclarecimento de que "os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes", venha do STF. Era quase uma platitude, uma obviedade, e ainda por cima foi divulgada por terceiros - o Supremo, em nota informativa sobre o encontro de seu presidente, Luiz Fux, com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Umas duas horas depois, já de noite, talvez em resposta, a Defesa soltou sua própria nota - na verdade, mais acanhada ainda. Seis linhas intrigantes: “Nesta terça-feira, o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi recebido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, na sede do Tribunal. Durante o encontro, foram discutidos temas institucionais, tal como o respeito entre as instituições. Também foi tratada a colaboração das Forças Armadas para o processo eleitoral. O Ministro da Defesa reafirmou, ainda, o permanente estado de prontidão das Forças Armadas para o cumprimento das suas missões constitucionais.”...

Nesse texto, saltam aos olhos duas coisas: 1. a ausência da palavra "democracia"; 2. o intrigante uso da expressão "de prontidão". O referido "estado de prontidão das Forças Armadas" está relacionado, na frase, ao cumprimento de suas "missões constitucionais", mas não é preciso ir muito longe para  lembrar as divergências entre bolsonaristas e constitucionalistas em relação ao papel interno das Forças Armadas na questão da ordem pública.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É possível supor, e saudar, a forte probabilidade de o encontro entre Fux e Paulo Sergio tenha contribuído para amenizar a crise entre os poderes da semana passada. Mas esteve longe, muito longe, de ter o efeito tranquilizador que deveria.  Pior do que o fato de a nota de Defesa não falar em democracia é a ausência, nas duas, da única afirmação que seria razoável fazer nesse momento turbulento: a de que as Forças Armadas vão aceitar e garantir o resultado da eleição, qualquer que seja ele.

Enquanto isso não for dito com todas as letras, restará um cheiro de insegurança no ar. Nada indica que haverá golpe numa provável derrota de Bolsonaro e que, se houver, ele vingará de alguma forma. São os próprios militares que, nos bastidores, o asseguram.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seguem, porém, botando azeitonas nas empadas de Jair Bolsonaro. Permitem que prosperem incertezas a partir de suas próprias notas, apresentam questionamentos já respondidos sobre o sistema eleitoral ao TSE, deixam-se usar como instrumento de ameaça pelo presidente candidato à reeleição.

Com exceção da turma palaciana do DAS, os militares da ativa podem, de fato, não estar pensando em golpe. Estariam seguindo com Bolsonaro a receita dos médicos com os doidos de pedra: não contrariam e deixam falando sozinho. Depois que perder a eleição, cumpra-se a Constituição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O problema é que, com isso, continuam de prontidão para a próxima crise a ser criada pelo presidente, que voltará a tumultuar o ambiente e disseminar inseguranças na campanha. Ao que parece, é o que ele quer.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO