CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Monge Sato avatar

Monge Sato

Foi por 25 anos regente do Templo Shin-Budista da Terra Pura de Brasília. Economista e bacharel em Direito. Foi assessor de Salvador Allende e representou o budismo no lançamento da chapa Lula-Alckmin

8 artigos

blog

Modo de ser e viver pós-eleitoral

A Verdade Terrena se exerce através da defesa dos nossos direitos e votar é um direito humano igualitário conquistado ao longo da história

(Foto: Arquivo/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Amiga, amigo

Sendo budista e amante do budismo - ou não - todas as brasileiras e todos os brasileiros passaram pelo período difícil da pandemia do Covid-19 e pelas eleições de ontem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Primeiro, parabéns a todas e a todos por termos mantido o processo democrático em ordem. Afinal, a democracia republicana é a etapa mais avançada da convivência civilizatória da humanidade, até na preservação das dimensões primitivas, grosseiras e violentas do ser humano, a fim de desenvolvermos a nossa generosidade, tolerância e compreensão.  É o princípio budista do Não-Eu, da Intersubjetividade, da Interdependência e da Interação.

Segundo, quero lembrar outro princípio budista da Impermanência, isto é, as nossas emoções não duram para sempre, são temporárias.  Sim, todos nós já passamos por sentimentos ou pensamentos que nos provocaram muita tristeza, raiva e ansiedade ou muita alegria, júbilo e contentamento e sobrevivemos graças ao nosso instinto de vida que busca o equilíbrio da normalidade, a Felicidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Terceiro, quero me dirigir àquel@s que permanecem com medo, vergonha ou perplexos, ou seja, em cima do muro, nem foram votar ou se conseguiram chegar ao local de votação, desistiram de votar por causa da fila. O budismo fala em Verdade Suprema e em Verdade Terrena.

A Verdade Terrena se exerce através da defesa dos nossos direitos e votar é um direito humano igualitário conquistado ao longo da história. E o Caminho do Meio Budista é o processo de fato dialético, ou seja, de diálogo ético entre contradizeres da tese e da antítese para se chegar à síntese, o meio para o avanço espiritual da civilização.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que da próxima vez, tod@s que tenham esse direito, possam exercê-lo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO