Luis Felipe Miguel avatar

Luis Felipe Miguel

Professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB). Os textos reproduzidos nesta coluna são postados originalmente no Facebook do autor

90 artigos

HOME > blog

Moraes é o Mussolini de Temer e do PSDB

"Não é só pela careca, porque carecas há para todos os gostos, de Foucault e Yul Brynner a Mike Tyson e Eike Batista. É a combinação da careca com outros atributos - o porte militar de fancaria, o olhar metálico, o sorriso robótico, o jeito truculento que um verniz de bons modos não consegue esconder - que me faz lembrar de Benito Mussolini cada vez que olho para Alexandre de Moraes", compara o cientista político Luis Felipe Miguel; o colunista lembra que Moraes "é uma personalidade pública marcada pelo apreço à violência policial, pelo desprezo aos direitos e ao direito, pela conivência com abusos"

"Não é só pela careca, porque carecas há para todos os gostos, de Foucault e Yul Brynner a Mike Tyson e Eike Batista. É a combinação da careca com outros atributos - o porte militar de fancaria, o olhar metálico, o sorriso robótico, o jeito truculento que um verniz de bons modos não consegue esconder - que me faz lembrar de Benito Mussolini cada vez que olho para Alexandre de Moraes", compara o cientista político Luis Felipe Miguel; o colunista lembra que Moraes "é uma personalidade pública marcada pelo apreço à violência policial, pelo desprezo aos direitos e ao direito, pela conivência com abusos" (Foto: Luis Felipe Miguel)

Não é só pela careca, porque carecas há para todos os gostos, de Foucault e Yul Brynner a Mike Tyson e Eike Batista. É a combinação da careca com outros atributos - o porte militar de fancaria, o olhar metálico, o sorriso robótico, o jeito truculento que um verniz de bons modos não consegue esconder - que me faz lembrar de Benito Mussolini cada vez que olho para Alexandre de Moraes.

A indicação de seu nome para o STF é acintosa. Moraes pode ser, como contam alguns amigos da área do Direito, autor de manuais didáticos competentes. Nem por isso é um jurista respeitável: é uma personalidade pública marcada pelo apreço à violência policial, pelo desprezo aos direitos e ao direito, pela conivência com abusos.

Diz-se que o Figueiredo alcunhou o general Newton Cruz, carinhosamente, de "o nosso Mussolini". Moraes é o Mussolini de Temer e do PSDB. Só está sendo indicado porque o governo percebe que não precisa manter nenhum limite. E a nossa falta de reação, a cada novo golpe, mostra que estão certos. Se foi possível criar um ministério para dar foro especial a Moreira Franco, sem que se ouvisse qualquer protesto, por que não fazer o serviço completo e colocar Alexandre de Moraes entre os que vão, a partir de agora, julgá-lo?

(Aliás, em sua biografia do Mussolini original, Richard Bosworth conta que ele possuía um "magnífico" gato angorá. A história, como ser vê, se repete sempre como farsa.)

Texto publicado originalmente em seu Facebook.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.