CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luis Felipe Miguel avatar

Luis Felipe Miguel

Professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB). Os textos reproduzidos nesta coluna são postados originalmente no Facebook do autor

87 artigos

blog

Moraes é pior que uma péssima escolha. É uma escolha criminosa

O cientista político Luis Felipe Miguel destaca que reportagem da Folha de S.Paulo sobre a indicação de Alexandre de Moraes "joga repetidas vezes a carta Dias Toffoli"; "Já que é impossível esconder que a nomeação de Alexandre de Moraes é um escárnio, o negócio é dizer que 'é normal' porque Lula fez o mesmo. Só que não é o mesmo", diz Miguel; comparando Moraes e Toffoli, os dois "uma péssima escolha", diz, ele lembra, porém, que "de Toffoli não se podia dizer que tivesse demonstrado repetidamente desapreço pelos direitos humanos e pelas liberdades civis. Que fosse um entusiasta da truculência policial. Que sugerisse que a tortura pode ser um mal necessário"; para ele, Moraes "é pior que uma péssima escolha. É uma escolha criminosa"

O cientista político Luis Felipe Miguel destaca que reportagem da Folha de S.Paulo sobre a indicação de Alexandre de Moraes "joga repetidas vezes a carta Dias Toffoli"; "Já que é impossível esconder que a nomeação de Alexandre de Moraes é um escárnio, o negócio é dizer que 'é normal' porque Lula fez o mesmo. Só que não é o mesmo", diz Miguel; comparando Moraes e Toffoli, os dois "uma péssima escolha", diz, ele lembra, porém, que "de Toffoli não se podia dizer que tivesse demonstrado repetidamente desapreço pelos direitos humanos e pelas liberdades civis. Que fosse um entusiasta da truculência policial. Que sugerisse que a tortura pode ser um mal necessário"; para ele, Moraes "é pior que uma péssima escolha. É uma escolha criminosa" (Foto: Luis Felipe Miguel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A manchete da Folha é engraçada: "Temer cede a pressão e indica Moraes para vaga no Supremo". Daí, na capa mesmo, o texto diz que "entre os que estavam cotados, o ministro da Justiça é o mais próximo a Temer". Ou seja, Temer cedeu a pressão... e escolheu seu favorito.

Dentro, o jornal joga repetidas vezes a carta Dias Toffoli. Já que é impossível esconder que a nomeação de Alexandre de Moraes é um escárnio, o negócio é dizer que "é normal" porque Lula fez o mesmo. Só que não é o mesmo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Longe de mim defender a escolha de Toffoli para o STF. Lula, tanto quanto Dilma, em geral nomeou um pessoal mais conservador e/ou cheio de pontes com a elite política tradicional, que não assustasse ninguém. Quando decidiu bancar um nome, foi Toffoli, um sujeito sem estofo e sem fibra, muito aquém do cargo que ocuparia. Foi uma péssima escolha.

O problema não é Toffoli ter sido filiado ao PT, assim como não é Moraes ser filiado ao PSDB. Filiação partidária é uma formalidade. Advogados têm posição política, não adianta fingir que não.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas de Toffoli não se podia dizer que tivesse demonstrado repetidamente desapreço pelos direitos humanos e pelas liberdades civis. Que fosse um entusiasta da truculência policial. Que sugerisse que a tortura pode ser um mal necessário. (Sem falar em suspeitas de enriquecimento ilícito e conexões mal esclarecidas com o crime organizado.)

Toffoli, devoto do amor fraterno, mudou de lado assim que assumiu a cadeira no Supremo e tornou-se o que hoje é um mascote de Gilmar Mendes. Como todos os seus colegas, foi incapaz de cumprir o dever de proteger a Constituição e a democracia. Em suma: foi realmente uma péssima escolha. Mas Moraes já exibe, desde agora, desapreço pela Constituição, ou pelo que resta dela, e ojeriza à democracia. É pior que uma péssima escolha. É uma escolha criminosa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Publicado originalmente em seu Facebook

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO