CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leandro Fortes avatar

Leandro Fortes

Jornalista

322 artigos

blog

Morte de Henry Sobel serve para tornar ainda mais aguda nossa tragédia

Para Leandro Fortes, do Jornalistas pela Democracia, "em mundo onde o poder sionista tornou-se uma máquina de triturar humanos, na Palestina, e em um País onde a bandeira de Israel passou a ser empunhada por nazistas, a figura do rabino Henry Sobel parece um borrão perdido em alguma página arrancada de nossa história"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Leandro Fortes, para o Jornalistas pela Democracia - Em mundo onde o poder sionista tornou-se uma máquina de triturar humanos, na Palestina, e em um País onde a bandeira de Israel passou a ser empunhada por nazistas, a figura do rabino Henry Sobel parece um borrão perdido em alguma página arrancada de nossa história.

Quando o Brasil vivia em outras trevas, em meio à violência e ao arbítrio da ditadura militar, Sobel recusou-se a aceitar como suicídio o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, judeu, como ele. Vlado, como era conhecido, então profissional da TV Cultura de São Paulo, foi preso e torturado até a morte, nas dependências do DOI-CODI paulista – açougue que se tornou famoso pelas mãos do então major Brilhante Ustra, a besta fera idolatrada pela família Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sobel permitiu que Herzog fosse enterrado no Cemitério Israelita, com direito a todos os ritos judaicos que eram, à época, negados aos suicidas. Um ato de coragem como poucos, daquele período, porque significava dizer, ao Brasil e ao mundo, que ele, líder da poderosa Congregação Israelita Paulista, acusava a ditadura de ter assassinado o jornalista. Isso, em 1975, em plena vigência do AI-5.

O rabino Sobel ainda iria se unir a outros dois religiosos fundamentais para a história da resistência contra a ditadura, o cardeal Paulo Evaristo Arns e o reverendo James Wright, na defesa dos Diretos Humanos – quando isso significava, um pouco como hoje, tornar-se alvo da fúria de marginais de extrema-direita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Juntos, Sobel, Arns e Wright celebraram um histórico ato ecumênico em homenagem a Vladimir Herzog, na Praça da Sé de São Paulo, diante de oito mil pessoas e sob o olhar atento de agentes da repressão.

A morte do rabino, nesse momento, serve para tornar ainda mais aguda a nossa tragédia. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO