CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Adilson Roberto Gonçalves avatar

Adilson Roberto Gonçalves

Pesquisador científico em Campinas-SP

184 artigos

blog

Mundo político de volta

"Há que se considerar que a divulgação da inflação de outubro contribuiu sobremaneira para o abalo no mercado, não apenas as palavras de Lula"

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o mercado financeiro (Foto: Stuckert | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Imperfeito mundo, mas de volta. Até senti como um voto de confiança ao presidente eleito o editorial do Estadão intitulado “o novo governo e o valor da Federação”. Cumprimentei o jornal. Muito bom! Passamos a entender melhor o que foi perdido em termos de constituição do país nesses últimos anos quando vemos agora promissoras alternativas de voltarmos à condição de Nação. Mas, como o comentário não foi publicado, talvez tenha sido muita empolgação minha.

O jornalão pode até engolir o sapo barbudo, mas o fará com todas as reticências, não admitindo solução econômica ao se colocar o povo como investimento e não gasto. Lembremos da reação do mercado ainda durante as eleições. Há que se considerar que a divulgação da inflação de outubro contribuiu sobremaneira para o abalo no mercado, não apenas as palavras de Lula. De qualquer forma, o presidente eleito nem assumiu e já tem muito mais influência do que o despresidente recluso. No mais, é saber a política econômica que de fato será implementada, não apenas discursos de transição, já que não houve ainda a decisão sobre a equipe ministerial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nessa questão, para além das questões políticas empresariais expostas em artigo de opinião, representantes da Fiesp deveriam estar mais atentos ao que acontecerá em São Paulo, caso se concretize a absorção do entulho bolsonarista de Brasília pelo governo fluminense que será instalado aqui. A se confirmar Paulo Guedes no secretariado, a indústria paulista padecerá dos mesmos males que foi a desastrosa condução econômica de quem nada conhecia do Brasil verdadeiro.

Por essas e pelo comportamento de grupos alheios à realidade prostrados às portas de quartéis é que não se pode afiançar o otimismo de que o bolsonarismo seja uma seita em extinção, ainda que a política esteja de volta ao cotidiano. Colunistas até brincam na busca de uma boa rima para patriota, porém o protofascismo foi aqui instalado com outro nome e a História nos ensina que tudo de mal que não é devidamente extirpado tende a se regenerar. Por isso há o perigo de a rima se dar com a marmota do famoso filme, cujo dia se repete indefinidamente, não mais como farsa, mas como tragédia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO