CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1179 artigos

blog

Na ausência de Lula, Bolsonaro foi tratado a pão de ló na Band

"Numa campanha curta, o debate da Band foi um grande desperdício: perdeu-se uma oportunidade para ajustar conta com o fascismo de Bolsonaro", escreve Paulo Moreira Leite, articulista do 247. "Numa conjuntura na qual até a Economist, bíblia do mercado financeiro mundial, define Bolsonaro como uma 'ameaça a democracia', a postura benévola da maioria dos adversários só confirma a irresponsabilidade de deixar Lula fora dos debates numa eleição decisiva para o futuro do país"

Na ausência de Lula, Bolsonaro foi tratado a pão de ló na Band (Foto: RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA | Kelly Fuzaro/Band)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A noite de quinta-feira, 9 de agosto, será marcada como um dia especial  da democracia brasileira.

A aliança PT-PC do B demonstrou uma respeitável capacidade de articulação, ao   organizar um debate paralelo entre Fernando Haddad e Manuela D'Ávila menos de 48 horas depois que a Band deixou claro que iria se acumpliciar com a tutela judicial do processo eleitoral deixando o Partido dos Trabalhadores de fora do debate.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A audiência do encontro é uma demonstração inequívoca da popularidade de Lula e da disposição de grandes parcelas da população em defender o direito de votar no candidato de sua preferência. Confirma que, apesar de todas as pressões e injustiças, há um espaço imenso para Lula disputar o voto e, caso venha ser impedido, Haddad e Manoela tem condições de travar um bom combate e chegar ao segundo turno, como apontam todas as projeções até aqui.

Não se deve confundir um protesto de natureza simbólica, muito bem sucedido, com a disputa real pelo poder de Estado, pela sucessão de Michel Temer em eleições que representam a única oportunidade concreta -- ao menos até aqui -- para se eleger um governo comprometido com as reivindicações da população explorada e a reconstrução da democracia ferida pelo golpe de 2016. O debate entre os demais candidatos ao Planalto, travado no encontro promovido pela Band, confirmou a natureza do processo político em curso, que tem na exclusão de Lula sua matriz fundamental e na preservação de um regime de semi-ditadura o acordo comum entre a maioria dos concorrentes e seus patrocinadores de fato e de direito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Expressão acabada dos riscos trazidos ao país por um regime de semi-ditadura, o fascismo de Jair Bolsonaro teve direito a um tratamento amistoso por parte da unimidade dos concorrentes -- a única exceção tendo sido de Guilherme Boulos, do PSOL.

É certo que nem todos os concorrentes fizeram como Alvaro Dias, que deu a Bolsonaro o tratamento gentil de um convidado para o chá das cinco, multiplicando situações de proximidade e comunhão entre ambos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Numa conjuntura na qual a revista Economist, bíblia do capital financeiro, usa um editorial para classificar Bolsonaro como uma "ameaça à democracia", era possível imaginar uma postura semelhante por parte de candidaturas alinhadas com o mesmo ideário econômico do Estado Mínimo. Mas não.

Embrulhado, por aliados, como o candidato capaz de derrotar Bolsonaro num hipotético segundo turno, Geraldo Alckmin não fez uma única manifestação relevante para demarcar terreno contra o fascismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Corretamente, Ciro Gomes contestou o projeto de Bolsonaro, de militarização do ensino público. Fez ironias e observações  pertinentes. A gravidade do assunto em pauta, longe de ser uma questo trivial, exige uma postura mais grave e séria, um confronto mais claro.

 Numa campanha curta, marcada por uma truculência fundamental que é a decisão de excluir o mais popular politico brasileiro da urna, perdeu-se uma boa oportunidade para ajustar contas com Bolsonaro e aquilo que ele representa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conhecendo os limites e interesses da maioria dos presentes, seria até ingenuidade imaginar um comportamento mais efetivo, comprometido com os valores democráticos.  

Fizeram aquilo que se poderia imaginar que iriam fazer -- o que só reforça a natureza irresponsável da exclusão de Lula dos debates de uma eleição decisiva para os rumos do país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO