CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Fernando Padulla avatar

Luiz Fernando Padulla

Professor, biólogo, doutor em Etologia, mestre em Ciências, autor do blog 'Biólogo Socialista'

130 artigos

blog

Nada que agride deve ser cultural

Antes de criticar o filme Marighella ou qualquer outra coisa, o mínimo que devemos fazer é que tenhamos argumentos fortes, confiáveis. E para isso, devemos buscar informações

Nada que agride deve ser cultural
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Desconstruir é difícil, mas é necessário e urgente. Como dizia Umberto Eco, as redes sociais deram voz aos imbecis. E digo isso não em um sentido pejorativo, mas na definição literal da palavra: “pessoa de profunda deficiência intelectual; pessoa de idade mental de 2 anos ou menos, incapaz de se proteger contra perigos comuns”.

A recente divulgação do lançamento do filme “Marighella” – sob aplausos e crítica positiva – desencadeou uma enxurrada de comentários absurdos e irracionais por parte dos “cidadãos de bem” das redes sociais, sempre muito (des)informados pelos memes e manchetes, sem qualquer aprofundamento sobre os assuntos – e no caso específico, sem sequer terem assistido ao filme.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes de criticar qualquer coisa, o mínimo que devemos fazer, como sempre alerto meus alunos e alunas, é que tenhamos argumentos fortes, confiáveis. E para isso, devemos buscar informações. Saber quem foi Marighella, qual era o contexto da época (na ditadura militar, ou você matava, ou morria!), o que ele e demais “comunistas” defendiam e lutavam. Isso faz toda a diferença.

Desconstrução também deve ser feita em nosso dia a dia, em falas e jargões que são cotidianos, mas trazem sua origem em conotações misóginas, racistas e preconceituosas. Vivi recentemente essa experiência. Em um final de semana com minha família, eu, minha esposa e minha enteada jogávamos uma partida de “Can Can” (jogo que eu conhecia como “Uno”) e estávamos empatados. Como a hora da janta estava chegando, disse a célebre frase: “vamos jogar a última partida e tirar a nêga”. Naquele momento, a frase soou estranho e me fez pensar no que realmente significava aquilo. Olhei para minha esposa e indaguei-a, deixando-a igualmente curiosa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Terminando o jogo, recorri ao Google e achei uma matéria com o título “9 expressões populares com origens ligadas à escravidão”, explicando muita coisa que jamais imaginamos. E lá estava “tirar a nêga”: quando senhores feudais disputavam algum esporte/jogo, o prêmio era uma escrava. Ou seja, expressão que remete à escravidão, misoginia e estupro.

A partir de então, passei a me fiscalizar quando vou expressar alguma frase. “Judiação”, “clarear as ideias”, “situação está preta”, “denegrir a imagem” e tantas outras devem ser repensadas e evitadas. É fácil? De jeito nenhum! Mas é preciso. O conhecimento do que é errado, nos tornamos responsáveis por modificar nossas atitudes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Ah, mas é cultural!”, alguns podem alegar. (E pasmem!, ouvi – e vi – muito “esquerdista” cometendo esse mesmo erro e postagens e comentários).

A escravidão, por exemplo, era cultural, mas hoje é condenável – assim como deveriam ser os zoológicos e uso de animais em qualquer tipo de entretenimento humano, como farra do boi, vaquejada, rodeios e touradas, para aproveitar o gancho e desmistificar mais essa ideia absurda!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Passar por um processo de desconstrução exige sair de nossa zona de conforto e até mesmo “comprar briga”. Mas é o que deve ser feito. Não cabe mais subjugarmos mulheres, negros, gays, animais senscientes e muito menos perpetuar atitudes que vão contra princípios éticos e morais. Se sabemos que somos todos iguais, por qual motivo ainda temos atitudes que nos desrespeitem?

Falo isso olhando para mim mesmo: durante anos, por convivência em uma família conservadora – mesmo sem conseguir entender até hoje tal motivo – sempre fui “educado” a criticar Lula, o PT, a esquerda, o comunismo. Nunca contestei, apenas replicava o que ouvia dentro de casa (a mesma casa que até hoje lê “Estadão”, assiste Globo e votou no Bozonazi). Fui abrir minha mente e aprender a contestar somente na faculdade, já com meus 17 anos. E dali em diante, jamais aceitei imposição alguma sem antes questionar. Criei em mim um senso crítico, defensor de ideias e ideais socialistas. E como disse anteriormente, não foi fácil, principalmente enquanto morava sob o mesmo teto. Desconstruí-me bastante, e ainda tenho muito a ser desconstruído, afinal, é um processo que demanda tempo e, acima de tudo, disposição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas é isso que precisamos. É disso que a sociedade necessita. E isso, obviamente, incomoda o clã que manipula livremente seus analfabetos políticos e “isentões”, e temem que sejam formados cidadãs e cidadãos críticos (não à toa, tentam a qualquer custo cercear o direito ao livre ensino nas escolas, via projetos absurdos como a tal “Escola Sem Partido”).

Assim sendo, essa pequena reflexão é acima de tudo um convite para que façamos nossa parte para mudarmos nossos atos e, consequentemente, tornarmos nossa sociedade cada vez mais justa e igualitária.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO