CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1179 artigos

blog

Não era futebol. Era um projeto de país

"Num jogo de personagens capazes de unir os dois troncos que fazem um país caminhar -- a consciência política, a força da cultura – afirmou-se a esperança de um país que pode ser e será infinitamente melhor do que o pesadelo atual. Assim, após o apito final, o único vencedor foi o povo", diz o colunista Paulo Moreira Leite, sobre o jogo que reuniu Lula, Chico Buarque e amigos

chico Buarque lula (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Num jogo em que Chico Buarque e Lula encarnavam a pátria de chuteiras de que falou Nelson Rodrigues, o grande vencedor foi o povo, escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

Para quem deu os primeiros passos no jornalismo fazendo a cobertura da Seleção Tri-campeã de 1970, o jogo dos Amigos de Lula e Chico contra o MST, em Guararema, foi uma disputa abaixo de sofrível.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para quem procura entender as glórias e desastres  da política brasileira nas primeiras décadas do século XXI, o futebol no gramado da Escola Nacional Florestan Fernandes era parte de outro jogo, em outra esfera. 

Septuágenarios, movimentando-se com a morosidade própria da idade, nosso maior líder político e nosso maior poeta entraram em campo como protagonistas da história de um povo que, mesmo enfrentando tantas trapaças do destino, jamais renunciou aos direitos de dignidade e sonhos com uma certa grandeza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cronista de outro tempo, Nelson Rodrigues escreveu que a Seleção Brasileira é a pátria de chuteiras.

As chuteiras, em Guararema, ajudavam  a Política e a Cultura do país a formar um bloco invencível. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sem entrosamento nenhum, preparo físico deficiente e técnica acima de tudo esforçada, com ajuda indispensável do anfitrião João Pedro Stédille, Lula e Chico Buarque fizeram bonito num gramado só um pouco melhor do que um campinho de várzea.

Não sei qual antropólogo poderia imaginar uma celebração  onde um cidadão duas vezes presidente da República, capaz de comandar a política brasileira do sindicato ao Palácio presidencial por meio século, seria capaz de oferecer a irresistível cena seguinte.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cair ao chão numa clássica catimba perto da área adversária, espernear,  e em seguida bater pênalti numa sequência que parecia extraída de uma comédia de cinema mudo. Enquanto o  goleiro jogou-se para um lado, Lula, até jeitoso com os pés, encaixou a bola do outro -- para alegria geral.

Demonstrando a humildade de quem na adolescência sonhou que ia ser craque de verdade, a partir daí estabelecendo uma comunhão voluntária com o povo que permitiu expressar uma genialidade reconhecida através do samba, Chico Buarque  acompanhava os lances da partida com um nível de concentração acima da média. Correndo com suas pernas finas, jogava para si e para o time. Também fez seu gol.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com muitas risadas e uma vontade infinita de comunhão, assistimos à utopia possível de um futebol sem ganhadores nem perdedores, ainda que o placar tenha sido 2 a 1 para o time de Chico-Lula. Jogaram homens e mulheres, e mesmo craques que usam muleta.   

Num jogo de personagens capazes de unir os dois troncos que fazem um país caminhar -- a consciência política, a força da cultura – afirmou-se a  esperança de um país que pode ser e será infinitamente melhor do que o pesadelo atual. Assim, após o apito final, o  único vencedor foi o povo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO