CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bepe Damasco avatar

Bepe Damasco

Jornalista, editor do Blog do Bepe

574 artigos

blog

Não há limites para a genialidade da oratória de Lula

O jornalista Bepe Damasco analisa do discurso de Lula diante do Sindicaro dos Metalúrgicos do ABC: "Mas o que foi esse discurso de Lula deste sábado, gente! Quem imaginou que o ex-presidente, reconhecido orador natural e brilhante, pudesse estar meio enferrujado depois de 580 dias preso e sem falar em público, se enganou redondamente

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Estou diante do computador para escrever sobre o discurso de Lula em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo terminado há pouco. Mas há cerca de quinze minutos não sai nada. O problema é que Lula descarrega em suas falas uma overdose de assuntos relevantes, muitos deles de importância crucial, tornando difícil a missão do escriba de selecionar os principais pontos.

Mas o que foi esse discurso de Lula deste sábado, gente!  Quem imaginou que o ex-presidente, reconhecido orador natural e brilhante, pudesse estar meio enferrujado depois de 580 dias preso e sem falar em público, se enganou redondamente. Até adversários reconhecem que Lula tem o dom da oratória e é um comunicador político de primeiríssima linha. Essas qualidades em muito contribuíram inclusive para catapultar sua vitoriosa carreira política.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Contudo, seu talento para se expressar da forma que todos entendem, sem prejuízo do conteúdo político, ganhou, aos 74 anos, um novo elemento de oratória: a capacidade que parece infinita de abordar uma quantidade cada vez maior de assuntos, tudo devidamente temperado por doses consideráveis de emoção, afeto, bom humor, indignação, compromisso, generosidade e despojamento. Para avalizar sua retórica, apresenta como credenciais sua história de vida, sua trajetória política e as realizações de seus governos.

E, se pararmos para pensar que Lula fala de improviso, que não tem uma reles anotação a ampará-lo, a façanha torna-se ainda mais notável. Como não tem jeito, atrevo-me a pinçar alguns momentos da fala de Lula, mas na certeza de que muita coisa substantiva ficará de fora. A rigor, só a reprodução na íntegra de seu discurso resolveria esse dilema.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Líder da esquerda – As citações frequentes de figuras públicas de partidos de esquerda aliados do PT, inclusive em algumas oportunidades mencionando-as primeiro do que os petistas, mostra a preocupação de Lula de se posicionar como liderança da esquerda, para além do PT. No caso do deputado do PSOL, Marcelo Freixo, possível candidato da oposição de esquerda à prefeitura do Rio, Lula teve até o cuidado de denunciar o caráter miliciano do governo Bolsonaro. O enfrentamento das milícias marca, como se sabe, a militância de Freixo.

Chamada para a luta na rua – Denunciou a piora nas condições de vida povo, em todos os sentidos, desde que ele foi preso, e reafirmou sua disposição de percorrer o Brasil, para mobilizar o povo e impedir a destruição do país. Convidou todos os partidos de esquerda, movimentos sociais e sindicatos a marcharem com ele, além de fazer um conclamação especial à juventude. Para o ex-presidente, passou o tempo de só resistir: “Precisamos atacar também.”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Internacionalismo latino americano – Lula chamou a atenção do exemplo do povo do Chile, que está nas ruas para derrotar o modelo que Guedes pretende implantar no Brasil. Saudou a vitória de Alberto Fernández e Cristina na Argentina –“deram um surra no Macri” -, manifestou preocupação com  as articulações golpistas contra a vitória de Evo Morales e falou da torcida pela vitória da Frente Ampla, no Uruguai.

Pancada forte em Moro e Dallagnol - Lula duvidou que os que estiveram à frente de sua condenação fraudulenta durmam com a mesma consciência tranquila que ele e bateu duro em Moro e Dallagnol : “Moro é um juiz canalha e Dallagnol está envolvido em corrupção, inclusive com dinheiro da Petrobras. Ambos são mentirosos.”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O exterminador de sonhos” – Assim Lula classificou o ministro Paulo Guedes, no trecho do discurso em que denuncia a vergonhosa concentração de renda no Brasil.

“Bolsonaro já é um palavrão” – Quando pediu para as pessoas cessarem com o coro “Ei, Bolsonaro, VTNC”, Lula levantou a multidão ao dizer ser desnecessário xingá-lo porque “ele já é um palavrão.”Bateu na tecla da aposentadoria ainda muito jovem de Bolsonaro, para apontar a contradição e a perversidade de retirar a aposentadoria das pessoas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No fígado da Globo, SBT e Record –  Lula sentiu na pele a inutilidade de utilizar linguagem moderada e contida para tratar do oligopólio midiático. Agora, ele diz o que é preciso. Seu cartão de visitas foi dizer que o helicóptero da Globo estava lá para “falar as merdas que sempre falam da gente.” Depois, no fim do discurso, emendou : “Como fiquei esse tempo preso, tive que assistir TV aberta. Gente, a TV do Sílvio Santos é uma vergonha. A Record é outra vergonha e a Globo continua sendo uma vergonha.”

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO