CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1184 artigos

blog

Não se engane: tendência de Bolsonaro é ladeira abaixo

"O levantamento VEJA/FSB, que mostra Bolsonaro à frente nas pesquisas para uma eleição daqui a três anos, deve ser cotejado com o conjunto de pesquisas que mostram a crescente reprovação a seu governo", escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

Bolsonaro tem um projeto pessoal (Foto: Antonio Cruz - ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Paulo Moreira Leite, para o Jornalistas pela Democracia - Realizada por telefone, três anos antes do primeiro turno da próxima eleição presidencial, o levantamento de VEJA/FSB guarda os traços típicos de um levantamento dessa natureza, onde tendências diferenciadas e até contraditórias se manifestam ao mesmo tempo.

Deixando de lado candidaturas de natureza especulativa -- como Sérgio Moro e Luciano Huck --, Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar em todas as simulações, para primeiro e segundo turno. É um desempenho e tanto, vamos admitir. Sua consistência deve ser ponderada, para evitar que uma informação se transforme em instrumento de propaganda.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As várias pesquisas que medem a aprovação do governo Bolsonaro -- item não incluído no levantamento VEJA/FSB -- indicam outra coisa. Apenas Fernando Collor, que confiscou aplicações financeiras no primeiro dia de mandato, atingiu uma avaliação pior que Bolsonaro, sendo derrubado por uma imensa mobilização popular dois anos depois. 

Isso quer dizer que, quando atendeu ao telefone para dizer o nome de seu candidato, o eleitor falou um nome.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas quando as pesquisas pediram para avaliar seu desempenho, estimulando uma reflexão sobre o governo, o resultado é outro.

Em setembro, um levantamento DataFolha mostrava Bolsonaro com a reprovação em alta. O salto foi de  33% para 38% em dois meses. A aprovação caía quatro pontos de 33% para 29%. O A informação aqui é simples de entender.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A pesquisa VEJA/FSB mostra o voto hoje como se fosse o dia da eleição. A avaliação do governo indica como essa decisão pode evoluir, por longos três anos, até outubro de 2022.

Parece claro que há um imenso terreno a ser trabalhado pelos adversários do governo até lá. A posição de Bolsonaro está longe de ter sido consolidada. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como mostra a evolução para baixo da avaliação do governo, a tendência é de queda.

Entre os vários projetos conhecidos do governo, a maioria concentrados na equipe de Paulo Guedes, não se reconhece nenhum capaz de inverter uma posição desfavorável junto à grande maioria da população, às voltas com renda mensal de R$ 413, desemprego recorde e emprego precário. O rumo é ladeira abaixo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO