CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Nem Bolsonaro, nem Mourão

Para Alex Solnik, Bolsonaro e o vice "são iguais. É um a cara do outro, apesar do esforço de Mourão de se diferenciar. Ambos de extrema-direita, ambos militares, ambos autoritários"

Bolsonaro e Mourão (Foto: Isac Nobrega/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Haveria impeachment de Collor se o seu vice fosse igual a ele?

Collor era jovem; Itamar tinha cabelos brancos. Collor estava envolvido em tenebrosas transações, ele não. Collor era falastrão e ele, mineiro. Collor radical, Itamar moderado. Collor explosivo, Itamar taciturno. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Collor caiu porque era certo que com Itamar Franco seria diferente. Para melhor.

Temer também era diferente de Dilma. Partidos diferentes, ideologias diferentes. Ele de direita, ela de esquerda. Ele, velha raposa; ela, novata. Ele envolvido em tenebrosas transações, ela não.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os mentores dos impeachments sabiam como seria depois de Collor e depois de Dilma. Impeachment detesta surpresas.

O caso de Bolsonaro e Mourão é diferente. Ou seja: eles são iguais. É um a cara do outro, apesar do esforço de Mourão de se diferenciar. Ambos de extrema-direita, ambos militares, ambos autoritários. O primeiro a falar em autogolpe foi Mourão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Brasília não tem a menor ideia de como seria um governo Mourão. Ou quem seriam seus ministros. Mourão não foi eleito, não tem compromisso com o eleitor, não é político, não convive com políticos, passou a vida toda dando ou recebendo ordens. Tiraria os militares do governo? Mudaria o rumo da economia? Garantiria a democracia? 

Perder meio ano para, ao final e ao cabo, entregar o poder a outro militar não apetece ao centrão. Trocar um capitão, que seus líderes já conhecem e com quem sabem lidar por um general que é uma incógnita pode ser um tiro no pé. Sabe-se lá se ele volta com a Lava Jato e coloca todos eles na cadeia? 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Políticos não abrem impeachment sem terem certeza de que, para eles, a situação vai melhorar com a troca.

Se dá no mesmo, ou periga piorar, chance de impeachment é zero.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO