Rachel Vargas avatar

Rachel Vargas

Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais.

154 artigos

HOME > blog

Nos 47 do segundo tempo, Elmar garante um lugar na Mesa Diretora da Câmara

O fato de o União ter sido um dos últimos a apoiar a candidatura de Hugo Motta dificultou as negociações

Elmar Nascimento (Foto: Evandro Macedo / Lide)

O deputado Elmar Nascimento (União-BA) teve, hoje, a confirmação de que deve ser conduzido à segunda vice-presidência da Câmara, numa costura que envolveu acordos para a eleição de Hugo Motta como presidente da Casa. Até ontem, o posto estava prometido ao PP, partido de Arthur Lira (AL), que reservaria o espaço para o deputado Lula da Fonte (PE). Segundo relatos, a conversa ocorreu durante almoço na casa do presidente do União, Antônio Rueda, que recebeu, além da bancada do partido, Hugo Motta, Dr.Luizinho (PP-RJ), líder do PP, Altineu Cortes (PL-RJ), futuro primeiro vice-presidente da Câmara, e Domingos Neto (PSD-CE). Com isso, o PP deve ficar com a segunda secretaria. 

Até ontem, a formação da Mesa ainda era um incógnita, já que PP e União disputavam o mesmo espaço. O fato de o União ter sido um dos últimos a apoiar a candidatura de Hugo Motta dificultou as negociações. Isso porque quando o União chegou para compor o bloco da eleição, a segunda vice-presidência já estava prometida ao Progressistas. “Quem chega depois toma café frio”, relatou na época uma importante liderança. 

Mas a pressão parece ter surtido efeito. 

Além de ter a terceira maior bancada da Câmara com 59 deputados, também pesou o fato de Elmar, que chegou a ser um dos principais cotados a assumir a presidência da Câmara, ter renunciado a disputa, a contragosto, para apoiar Hugo Motta.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.