CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Vanessa Grazziotin avatar

Vanessa Grazziotin

Ex-vereadora de Manaus e ex-senadora. Compõe a Direção Nacional do PCdoB

13 artigos

blog

Nota mil ao tema da redação do Enem

Aliás, a partir desse exemplo seria oportuno também que as secretarias de educação começassem a incentivar o debate nas escolas sobre a necessidade do empoderamento

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A redação do Enem deste final de semana, cujo tema foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", demonstra que o país desperta atenção para um problema que nos é penoso. Em pleno século XI, o Brasil ainda convive com dados alarmantes sobre esse tipo de violência.

Ano passado, por exemplo, houve um aumento de mais de 40% nas denúncias de violência contra as mulheres no Brasil, segundo informou Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal. Em 2012, 0 Mapa da Violência contra a Mulher apontava que a cada cinco minutos uma mulher era agredida no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Portanto, os elaboradores da prova redação foram nota mil ao escolher um tema tão oportuno para debater com os mais de sete milhões de jovens que fizeram o exame. E o ambiente educacional é propício para tratarmos sobre o assunto.

Aliás, a partir desse exemplo seria oportuno também que as secretarias de educação começassem a incentivar o debate nas escolas sobre a necessidade do empoderamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não vejo lugar mais adequado do que as salas de aula para discutirmos questões como combate à violência, equidade de gênero e participação políticas das mulheres no espaço de poder.

Ao lado da aplicação rígida da lei, do fortalecimento dos aparelhos sociais como casas de abrigo e delegacias das mulheres, o processo de educação é fundamental para revertermos essa triste realidade no país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, as infelizes reações de alguns parlamentares que consideram a defesa da igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher como "doutrinação" do Enem mostram a real face do conservadorismo.

O combate à esta chaga, que agride, mutila e assassina mulheres em todo país não é a luta de um ou outro partido, é uma luta de todas e todos que têm responsabilidade e respeito aos direitos expressos na nossa Constituição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO