CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hely Ferreira avatar

Hely Ferreira

Hely Ferreira é cientista político

98 artigos

blog

Nova face senil

Alguns clãs vivem exclusivamente da vida pública. Entendem que o exercício do mandato é uma profissão

Palácio do Campo das Princesas, Recife (Foto: Hugo Acioly/SETUR-PE)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Se te cortei da minha vida, provavelmente, foste tu quem me deu a tesoura...” (Anônimo) 

Em ano eleitoral, já virou jargão entre boa parte dos candidatos, afirmarem que rejeitam ao que costumam chamar de velha política. Para tanto, se apresentam como o novo. Acontece que parte deles, representam os clãs que nunca deixaram as entranhas do poder. Travestem-se de novo, mas representam o que há de mais retrógrado e senil na história política nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguns clãs vivem exclusivamente da vida pública. Entendem que o exercício do mandato é uma profissão, ao ponto de querer comparar profissões liberais com mandato público. Infelizmente, o quadro político brasileiro ainda vive das velhas oligarquias, que se sentem incomodadas quando o tema é lembrado. Mas se realmente não mais existem, observem as cidades interioranas. 

Quanto mais distantes estejam das capitais, percebe-se o controle político da mesma, em que o alcunhado de chefe político, praticamente determina o destino da cidade. E todo aquele que resolve se posicionar de maneira antagônica, seu destino no mínimo será o anonimato. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda bem que embora de maneira ainda muito lenta, estamos assistindo à independência de alguns logradouros. Não significa dizer que o mandonismo desapareceu, mas que é possível acreditar na boa nova, tornando-se possível vislumbrar o surgimento de novos líderes que tentam romper com todo vestígio de atraso que insiste em sobreviver nas cidades brasileiras.

 Para aqueles que acreditam que não mais existe o velho poder local, basta observar as pré-candidaturas postas ao governo de Pernambuco e verá que são os mesmos grupos disputando o poder.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO