CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Breno Altman avatar

Breno Altman

Breno Altman é diretor do site Opera Mundi e da revista Samuel

123 artigos

blog

Nova traição no Chile

"A oposição moderada, liderada pelo Partido Socialista (PS) e o Partido Pela Democracia (PPD), alinhada com setores da Frente Ampla, aceitou acordo com a direita que representa verdadeira armadilha contra o povo", diz o colunista Breno Altman. Ele lembra que "mudanças em relação à Carta Magna atual somente serão possíveis com 2/3 dos votos"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Repete-se no Chile, a mesma traição à rebelião popular ocorrida em 1986, depois que fracassou o tiranicídio contra Pinochet.

A oposição moderada, liderada pelo Partido Socialista (PS) e o Partido Pela Democracia (PPD), alinhada com setores da Frente Ampla, aceitou acordo com a direita que representa verdadeira armadilha contra o povo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Embora convoque plebiscito que decidirá sobre o fim da Constituição de 1980, herdada de Pinochet, a consulta foi chamada para daqui a seis meses, quando a Mesa de Unidade Social reivindicava 30 dias.

Mas isso não é o pior: qualquer que seja a modalidade para conceber a nova Constituição, como bem denunciou o Partido Comunista Chileno (PCCh), mudanças em relação à Carta Magna atual somente serão possíveis com 2/3 dos votos. Ou seja, basta a direita manter 1/3 dos votos e poderá manter o que quiser da atual Constituição. Tradicionalmente poderes constituintes operam com maioria absoluta, 50% mais um dos votos dos delegados eleitos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais um detalhe sórdido: pactuou-se que Sebastian Piñera ficará isento de qualquer denúncia constitucional pela repressão e o assassinato de ativistas.

O PC e seus aliados mais próximos, além dos dos setores mais combativos da Frente Ampla, se recusaram a assinar o acordo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Junto com outros setores populares, dentro e fora da Mesa de Unidade Social, convocam novas manifestações e protestos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO