CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Henrique Abrão avatar

Carlos Henrique Abrão

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo

158 artigos

blog

Novo código comercial e o ambiente empresarial

A par do crescimento de microempresas e aquelas individuais, nos últimos anos, com o decréscimo da taxa de mortalidade, o governo tem sido um algoz pela tributação, burocracia e falta de arranjos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Longe de polemizar a real necessidade de um novo Código Comercial, no cenário do ambiente empresarial atual, já que temos uma legislação de 1850, algumas considerações são necessárias para que desenvolvamos, em algumas linhas, as principais ideias em torno da realidade brasileira.

Os periódicos nacionais e internacionais avançam nas notícias e dizem que o período da euforia, crescimento e desenvolvimento já foram embora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que assistimos é muito mais grave do que uma turbulência psicológica, absoluto non sense, que estrutura o planejamento e o estrangulamento da empresa nacional.

A par do crescimento de microempresas e aquelas individuais, nos últimos anos, com o decréscimo da taxa de mortalidade, o governo tem sido um algoz pela tributação, burocracia e falta de arranjos que permitam projeção a médio prazo dos investimentos em harmonia com a ruptura lenta e gradual do tripé econômico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Faltantes as circunstâncias naturais que dinamizam o negócio empresarial, a certeza e segurança, com o distanciamento do Estado, não há clima para se cogitar de um novo Código Comercial.

Apesar de respeitosas opiniões em sentido contrário, uma nova legislação está enraizada numa economia livre de amarras e num comércio promissor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ambos mostram-se ausentes do Brasil, com sinais ameaçadores de alta inflacionária, do crescimento do câmbio e do endividamento público.

Gerar uma complexa legislação de um novel Código Comercial, sem a base, estrutura e fortalecimento de premissas essenciais, seria o mesmo que ministrar doses homeopáticas para um paciente que padece de enfermidade grave, tal qual o cenário brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As tensões das disputas comerciais não nos animam, apesar do esforço da OMC, e nossa falta de aproximação com as economias do Primeiro Mundo nos mantiveram num compasso de espera perigoso.

Refletir um viés de tecnologia, práticas comerciais, com a mitigação da responsabilidade do empresário, nada disso justifica um novo Código Comercial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes de mais nada, é fundamental uma reforma tributária, desengessamento da econômica, redução da burocracia, e maciços investimentos internacionais.

Apenas para uma visão mais ampla, mais de 12 bilhões de dólares saíram do País, o que demonstra a falta de confiança e o receio no empreendedorismo local.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A pedra de toque de uma nova legislação empresarial não significa que mudaremos de rota, se a bússola está a indicar o caminho do marasmo econômico e do imperceptível crescimento.

O mercado de capitais, uma vez mais, revela sua precariedade, falta de fundamento, confiança nas empresas e no marco regulador da governança corporativa.

Em linhas gerais, uma economia forte, por si só, gera um cenário empresarial incorporado ao que de mais moderno existe na etapa da globalização.

Focamos nosso crescimento no crédito fácil, em programas sociais inócuos, e sem apoio irrestrito às pequenas e médias empresas, as quais são as mais comprometidas com o estado de insolvência e não são beneficiadas por uma legislação de recuperação judicial.

Cogita-se de uma revolução codificada no Brasil contemporâneo, mas, por mais moderna que sejam as legislações, nenhuma delas será capaz de retirar o nosso atraso, a infraestrutura deficitária, e problemas seculares, pois sempre temos o defeito de combater as consequências sem avivar as causas.

As grandes empresas e as internacionais hoje disciplinam procedimentos de arbitragem, saem do risco e não disponibilizam recursos amiúde para investimentos, notadamente no campo da ciência, pesquisa e tecnologia.

A dissociação entre o ambiente empresarial propício e as vicissitudes enraizadas no modelo superado, todos esses ingredientes falam contra um novo Código Comercial, cuja concepção, desencadeamento e amplitude demonstram a incompatibilidade com a modernidade de uma concisa legislação operante e transformadora do nosso emergente estado de descrédito.

Fosse a economia capaz de caminhar com suas próprias pernas, e acender luzes de um ambiente empresarial convidativo e promissor, a tessitura de um novo Código Comercial se imporia como medida inadiável, mas a visão observadora não recomenda remendos, e muito menos salto de qualidade, para um paciente econômico que está viciado em remédios paliativos, sem resultado algum na sua cura e tratamento.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO