CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eric Nepomuceno avatar

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

416 artigos

blog

O ano do isolamento. E 2021?

"O Brasil não apenas se transformou num pária: foi radicalmente isolado. O quadro tende a piorar agora, a partir de janeiro, com a chegada de Joe Biden à Casa Branca. A teimosia estúpida do Ogro brasileiro em rejeitar a vitória do democrata e ficar bajulando o derrotado Trump certamente vai ter umpreço, que não será baixo", escreve Eric Nepomuceno

Ernesto Araújo e Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não me lembro, nem mesmo nos tempos de breu da ditadura quedurou de 1964 a 1985, de ter visto o Brasil tão isolado, principalmente deseus vizinhos sul-americanos, como agora, com Jair Messias.

Até mesmo porque ao longo dos longuíssimos 21 anos, dois fatorescontribuíram para que o isolamento não fosse como o que vivemos hoje. Primeiro, houve a coincidência de várias outras ditaduras terem sidoimplantadas  no Uruguai, no Chile, na sempre instável  Bolívia,   naArgentina, e já fazia muito tempo, no Paraguai. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O segundo fator foi a eficácia do Itamaraty. A sequência de generaisse   sucedendo   na   poltrona   presidencial não impediu que houvesse   umasequência de ministros de Relações Exteriores que levaram adiante umapolítica de real defesa dos interesses brasileiros.

Claro que, como em tudo,   aconteceram   exceções:   os   patéticos   esubservientes Juracy Magalhães e Magalhães Pinto. Mas seus desmandos foram corrigidos por diplomatas do calibre de Mario Gibson   Barbosa,   Azeredo   da   Silveira   e,   principalmente,   Ramiro Saraiva Guerreiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Acontece que nem os dois Magalhães alcançaram o grau de absurdode Ernesto Araújo, que não só desmantelou décadas  de política externacomo assumiu o triste papel de ministro de Aberrações Exteriores. E, não contente em desmantelar o país por dentro, o Aprendiz de Genocida se empenhou ao máximo para isolar o país no exterior.

Com o principal parceiro comercial na América do Sul, a Argentina,não   fez   outra   coisa   que   transformar   o   presidente   Alberto   Fernández   eprincipalmente sua vice, Cristina Kirchner, em alvo permanente de críticas,deboche e acusações infundadas.Gaba-se   da   sua   amizade   com   o   presidente   paraguaio, o direitista Mario Abdo Benítez, que chama de “Marito”. A recíproca, em todo caso, não existe. O mandatário vizinho é, acimade   tudo,   um   pragmático. E sabe os   efeitos internos   que   causaria   umaaproximação pessoal sua com Jair Messias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outros direitistas entenderam que qualquer distância a ser mantidacom o brasileiro é pouca.O chileno Sebastián Piñera, por exemplo, teve de recriminar falas doOgro   em   visita   a   Santiago   elogiando   a   tenebrosa   ditadura de Augusto Pinochet, que deu emprego para Paulo Guedes e ensanguentou o país.

O uruguaio Luis Lacalle Pou foi mais radical: durante a campanhaeleitoral, recusou energicamente o apoio de Jair Messias. Deixou claro quequalquer vínculo com o brasileiro poria sua candidatura em sério risco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O colombiano Ivan Duque vem  se mostrando péssimo presidente.Para   não   desgastar   mais   sua   já   corroída   imagem,  mantém   prudentedistância. Na Bolívia, a vitória de Luis Arce à presidência marcou o fim de umano   de   governo   golpista  Jeanine Áñez,  calorosamente   apoiada pelo Aprendiz de Genocida brasileiro. Suas agressões a Evo Morales, patronodo partido de Arce, só complicam o cenário.Isso, claro, para não falar do resto do mundo. O Brasil não apenas se transformou num pária: foi radicalmente isolado. O quadro tende a piorar agora, a partir de janeiro, com a chegada de Joe Biden à Casa Branca. A teimosia estúpida   do   Ogro brasileiro em   rejeitar a vitória do  democrata e ficar   bajulando o derrotado Trump   certamente   vai   ter   um preço, que não será baixo.

Na Europa, o Brasil é visto como um caso perdido.Também aqui ao lado a perspectiva não é nada boa: no Chile vai haver um plebiscito para apagar de vez a Constituição herdada de Pinochet, elogiada pelo Ogro. E como se fosse pouco, há claros indícios de que aesquerda ganhará peso nas eleições presidenciais do ano que vem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Resumindo: o isolamento do Brasil tende a se agravar. Mais e mais. E o prejuízo será de todos nós

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO