CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Florestan Fernandes jr avatar

Florestan Fernandes jr

Florestan Fernandes Júnior é jornalista, escritor e integrante do Jornalistas pela Democracia

166 artigos

blog

O Bloco do sanatório-geral

"No Brasil do empoderamento da imbecilidade tudo é possível. Até voltarmos a ser uma colônia de Portugal, país governado hoje pelos socialistas. A ala dos barões famintos e do bloco dos napoleões retintos estão de volta. Mas, como diz a música de Chico Buarque, o 'estandarte do sanatório-geral vai passar'", escreve Florestan Fernandes, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Chamar algumas pessoas fantasiadas com camisa verde-amarela da CBF de fascistas chega a ser uma afronta à memória de Benito Mussolini. Tá certo que Il Duce do Fascismo é figura execrável na história da humanidade. Mas, por mais ridículo, violento e bufão que ele fosse, Mussolini e seus seguidores nunca chegaram a tamanha irracionalidade como os militantes da extrema-direita brasileira da era Bolsonaro. 

Neste fim de semana, os bolsominions de Araçatuba, no interior de São Paulo, conseguiram se superar. Comemoraram a proclamação da República cantando o Hino à Bandeira e batendo continência para uma réplica da Estátua da Liberdade transformada, indevidamente, em marketing de uma grande loja de departamentos. Um fake da escultura neoclássica projetada pelo artista francês Fréderic Bartholdi e dada pelo governo da França ao povo norte-americano.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A figura feminina que ocupa a ilha da Liberdade no porto de Nova Iorque é a de Libertas, deusa romana. A estátua original é um ícone à liberdade e um símbolo de boas-vindas aos imigrantes que chegam aos Estados Unidos. Significados desprezados pelo próprio presidente Bolsonaro, que defende a ditadura militar, a tortura e as políticas restritivas de Trump aos imigrantes. Entre elas, a construção do muro na fronteira com o México, separando a América do Norte da América Latina.  

Ao contrário da doutrina fascista que propunha o nacionalismo e o expansionismo, o "patriotismo made USA" de Bolsonaro se caracteriza pela submissão de seu país aos interesses do imperialismo norte-americano. Não à toa, o presidente bateu continência para o ex-assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, para a bandeira dos Estados Unidos e de quebra, disse "I love you" para Trump, envergonhando a nação e constrangendo a diplomacia brasileira. Bolsonaro é a antítese do político direitista tão sonhado pela elite "erudita" formada pelas pílulas de sabedoria do historiador Leandro Karnal.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O “mito” representa a classe média pouca afeita à cultura e ao pensamento mais sofisticado. Alguns, inclusive, pararam na Idade Média e defendem que a Terra é plana. Outros ressuscitaram a Guerra Fria e acreditam piamente numa hipotética ameaça comunista vinda de Cuba e da Venezuela. E outros ainda sonham em reeditar o beija-mão real, um grupo autodenominado conservador monarquista, que defende a entrega do Brasil ao sucessor da família real, o bisneto da princesa Isabel e do conde D'Eu e tataraneto de D. Pedro II, Luiz de Orleans e Bragança. 

No Brasil do empoderamento da imbecilidade tudo é possível. Até voltarmos a ser uma colônia de Portugal, país governado hoje pelos socialistas. A ala dos barões famintos e do bloco dos napoleões retintos estão de volta. Mas, como diz a música de Chico Buarque, "o estandarte do sanatório-geral vai passar."

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO