Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1294 artigos

HOME > blog

O Brasil na guerra do fim do mundo

Assistimos a um conjunto de movimentos decisivos para o futuro próximo -- e para a nação em construção pelas próximas décadas

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Para quem compreende que, sob o governo Lula 3, o país assiste a um conflito permanente entre forças desiguais que há cinco séculos se movem pela nossa História, vale à pena ter uma noção clara do que está em jogo no Brasil de hoje.

Assistimos a um conjunto de movimentos decisivos para o futuro próximo -- e para a nação em construção pelas próximas décadas. A partir da posse presidencial, em janeiro de 2023, em circunstâncias particulares de ameaça direta de um golpe de Estado, nenhum episódio pode ser encarado como corriqueiro, nenhum gesto de ataque político a ordem constitucional pode ser visto como banal.

Momento de virada contra um golpe parlamentar alimentado por interesses escusos, tramado pelo império que em 2016 afastou uma presidente eleita sem crime de responsabilidade, a posse de Lula para seu terceiro mandato presidencial marcou um ponto decisivo numa história de tumultos sucessivos que não pode ser ignorada, como possibilidade única de avanço histórico e progresso social.

Aqui e agora, a sociedade brasileira enfrenta um ponto de decisão e encruzilhada, que aponta para escolhas políticas de impacto profundo e longa duração. A partir da conquista com base no violento extermínio da população local, promovido por uma das grandes potências europeias do século XVI, construiu-se na América do Sul um Estado marcado pela exploração colonial de uma sociedade fundada pela repressão política, pela escravidão e sucessivos regimes de força, onde a democracia sempre foi um regime com muito enfeite e pouca substância.

Neste final de segundo milênio, é nesta posição em que se encontram os ponteiros de um período particular da História, onde o país inteiro jogará seu destino, num conflito cujo desfecho que terá efeitos graves e duradouros sobre várias gerações.

Alguma dúvida?

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.