O capitalismo deu certo? Pilhagem/Brasil. Verdade ou mentira...

Sociedade é um termo que já expressa à verdade: "Associação amistosa com outros". E quando existe luta de classes, ou mesmo classes, já se depreende daí que haverá uma batalha, seja esta velada ou brutal. Principalmente se estes seres lutam por capital, em uma pirâmide social que tem no seu ápice o Explorador sedento por lucro a qualquer preço

O capitalismo deu certo? Pilhagem/Brasil. Verdade ou mentira...
O capitalismo deu certo? Pilhagem/Brasil. Verdade ou mentira... (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Verdade ou Mentira...

Vannevar Bush já se preocupava com a forma de pensar, com a maneira de fazê-lo, por isso escreveu o artigo: "Como podemos pensar" e tal cientista colaborou com o mundo com o seu MEMEX; um precursor do computador.

A pilhagem é um modo de produção primitiva de acúmulo de capital, ou seja, o início do CAPITALISMO. O nome pilhagem não vem sendo muito veiculado na atual conjuntura, mas certamente é de suma importância que ele seja conceituado nestes tempos de aparente exceção. A pilhagem é um ato de saquear povos vencidos e conquistados após as conquistas de território; normalmente festejados com estupros ou outras atrocidades.

Em 1945, na época em que Vannevar iniciou o armazenamento de dados, o mundo saía do estado de guerra – A segunda guerra mundial deixara sequelas, a primeira delas mais de 50 milhões de mortos; fome, miséria e orfandade. A maioria dos mortos desta grande guerra gerou também o extermínio de milhões de homens, desequilibrando os dois gêneros: Homem e mulher.

A palavra chave seria RECONSTRUIR o que a guerra fez nascer. Pensar seria importante no pós-guerra; como vimos que Vannevar imaginou.

País/colônia posição retomada pelo Brasil hoje, está caminhando a passos largos para a destruição, e isso historicamente já se deu em outros momentos ao longo da trajetória nacional; já fomos um "Estado Novo", nos anos trinta do século XX, naquela época sob o governo de Getúlio Vargas; tal política partidária fez nascer o DIP.

O DIP – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA – fora criado a esta época para difundir e promover as ações do governo. Havia censura aos meios de Comunicação.

Nesta época também o Programa A Hora do Brasil foi inaugurado com precípuo objetivo de divulgar o dia-a-dia do governo. E a Ditadura de 1964, altamente dogmática agora foi um ponto alto em termos de repressão popular, e por mais que desejem não retroagirá no tempo e espaço, como o contrário. Seu próprio título histórico, já denuncia seu bojo, que realmente foi o longo período de uma variação de pilhagem e caçada contra um "Comunismo fantasma". Ela foi vigente de 1964 a 1985.

O Capitalismo gira em torno do capital, o econômico e o financeiro, o primeiro que trata dos lucros e prejuízos, e o segundo dos valores de rendimentos e despesas. O ser humano se descobriu empreendedor há muito tempo atrás, afinal a espécie luta entre si desde os primórdios: Por território, por comida, por sexo, e por poder.

O processo de Colonização foi mui doloroso. Várias rebeliões o permearam, e isto se estendeu através do Império, e invadiu a República. O povo é pilhado desde sempre.

"Aumentar o salário-mínimo", fora uma ação governamental pecaminosa, e quem queria implantar tal reforma de base, deveria ser punido com rigor – tal ação foi resultado do governo de João Goulart, no ano de 1964. Talvez este ato tenha sido o que mais despertou ódio nos dominadores regionais e mundiais naquela fase da História.

"Como disse a Rainha Elizabete, "A virgem", no século XV quando do episódio da condenação de sua prima escocesa (tida como traidora) Mary Stuart: - O povo é que deve ser submetido à lei, nunca o principado". Assim caminha a humanidade recheada de leis e cláusulas que se transformavam, sempre, em desmandos particulares.; e o seu capitalismo sempre afrontou e usurpou o bem comum. Verdade ou mentira?

Sociedade é um termo que já expressa à verdade: "Associação amistosa com outros". E quando existe luta de classes, ou mesmo classes, já se depreende daí que haverá uma batalha, seja esta velada ou brutal. Principalmente se estes seres lutam por capital, em uma pirâmide social que tem no seu ápice o Explorador sedento por lucro a qualquer preço.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247