CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

O coração de D. Pedro não podia ficar fora dessa...

Emprestado para bicentenário, coração de D. Pedro I chega ao Brasil (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um dos últimos pedidos de Dom Pedro I foi de que o seu coração fosse preservado na cidade do Porto, em Portugal, onde recebeu apoio nos seus últimos dias. O governo brasileiro solicitou o coração para homenageá-lo no sete de setembro. Portugal atendeu ao pedido, mesmo temendo que o coração se perca ou estrague. 

A história vai registrar o estranho caso que ocorreu em 2022, de uma ex-colônia que recebeu o coração do ex-colonizador para participar da celebração do bicentenário de sua Independência. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De volta à ex-colônia, o coração do Imperador se assustou ao perceber que o país não progrediu como o resto do mundo. Com capacidade de desenvolvimento industrial, as fábricas estavam com as portas fechadas e o país parecia retroceder aos primórdios da colonização, época da monocultura agrícola. 

Nas metrópoles as pessoas viviam como no tempo da escravidão, dormiam nas ruas e faziam filas nas padarias por um pedaço de pão, doentes morriam sem atendimento nos postos de saúde, moleques gazeteavam perambulando pelas vias sem escolas, saqueadores invadiam casas para roubar. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Imperador em exercício parecia não se importar com a miséria do seu povo. Prevaricava na compra das vacinas, debochava de doentes, não se compadecia dos mortos e seus familiares; permitia o desmatamento, a queimadas nas florestas e o genocídio dos povos indígenas; 

Valete de paus com os fracos era Dama de copas com os fortes, pregava apologia à tortura e facilitava o acesso às armas para milicianos urbanos e do campo que o apoiavam; nomeava para o primeiro escalão homens ricos, brancos e corruptos como ele, dava graça aos condenados fraternais, incentivava a intolerância religiosa aliado aos pastores picaretas das igrejas evangélicas; 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Atacava a imprensa, mulheres jornalistas, homossexuais, negros, militantes opositores, urnas eletrônicas, países vizinhos e parceiros comerciais; estimulava manifestos antidemocráticos e a xenofobia regional. 

A ex-colônia vivia um caos na economia, educação, saúde, meio-ambiente, segurança pública, enquanto o Imperador organizava extensas motociatas pelo país pagas com dinheiro público, para demonstrar sua popularidade nociva e limitada aos que vivem dentro da bolha negacionista. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que mais impressionou e causou inveja ao coração impulsivo e mulherengo de Dom, foi o poder do Imperador em centralizar as Capitanias Hereditárias em nome de sua mãe, filhos, irmãos, primos, ex-mulheres e ex-cunhados.  

Outra forma de capitalização de dinheiro público pela família, que também fez acelerar o coração ‘libertador’, foi a pirâmide financeira que fazia rodar salários de servidores até retornarem ao ponto de onde partiram. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Contudo, havia um clima de mudança no país, e isso fez com que o sentimento de frustração da guerra perdida na Cisplatina ficasse à flor do átrio, então o coração de Pedro percebeu que o Imperador também estava para perder a sua e que sofria, como ele, uma forte crise e resistência da sociedade brasileira, além de ter sido condenado, simbolicamente, pelo Tribunal Permanente dos Povos, por crimes contra a humanidade cometidos durante uma pandemia, aumentando as pressões para uma condenação de fato. 

O coração do Imperador D. Pedro I, se não estragar ou se perder, vai voltar para Portugal com a certeza de que o pseudo Imperador, mesmo aumentando a sua artilharia para furar o teto de gastos, assinando decretos anticonstitucionais para fisgar, temporariamente, eleitores em situação de insegurança alimentar, forjando estado de calamidade pública, irá sucumbir à preferência do povo que sente saudade de um dos seus, pelo bem de todos e felicidade geral da nação. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO