CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Joaquim de Carvalho avatar

Joaquim de Carvalho

Colunista do 247, foi subeditor de Veja e repórter do Jornal Nacional, entre outros veículos. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa). E-mail: joaquim@brasil247.com.br

272 artigos

blog

O coronelismo e o caso do irmão de Ciro Gomes, que fechou pinacoteca depois de ouvir "não" do doador do acervo

Prefeito de Sobral queria decorar gabinete com obra doada para visitação pública.O doador negou. Ivo Gomes fechou a pinacoteca e levou quadro para prefeitura

Pinacoteca fechada, quadro de Raimundo Cela e Ivo Gomes (o mais alto) (Foto: Arquivo pessoal e prefeitura de Sobral)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Depois que xingou eleitores e impôs um candidato para disputar o governo do Ceará pelo PDT, Ciro Gomes é chamado na rede social de “coronel" ou “coroné”.

Um título pejorativo que envolve outros políticos da família Ferreira Gomes, o senador Cid e o prefeito de Sobral, Ivo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eles o rejeitam, é claro, apesar da trajetória púbica da família Ferreira Gomes ter tido origem através de chefe político conhecido como coronel no Ceará, César Cals, que apoiou a ditadura.

Seria exagero associar os Ferreira Gomes ao coronelismo? A se considerar uma denúncia de um dos grandes quadros da ciência brasileira, Roberto Alves de Lima, não. Pelo menos em relação a Ivo Gomes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ex-quadro do CNPq, professor e pesquisador em algumas das melhores universidades brasileiras, com boa reputação na área de química inclusive no exterior, Roberto Alves de Lima doou em 2016 rico acervo para a prefeitura de Sobral, cidade onde nasceu e de onde saiu para concluir o ensino médio.

No acervo, há obras valiosas regional e nacionalmente, como Picasso, Rodin, Salvador Dali, Anita Malfati, Djanira, Carybé, Carlos Scliar e Cláudio Tozzi, entre outros artistas renomados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No total, eram cerca de 300 peças, entre pinturas, esboços e escultura, por exemplo. Uma delas tem, além da importância internacional, valor na região ainda maior.

Trata-se do quadro Cabeça de Vaqueiro, de Raimundo Cela, artista nascido em Sobral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2016, Roberto Alves de Lima assinou contrato com o então prefeito da cidade, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, conhecido como Veveu, marido de Izolda Cela, governadora do Ceará — que Ciro Gomes vetou como candidata à reeleição pelo PDT.

A única condição do doador é que as obras deveriam compor acervo para visitação pública. Assim nasceu a Pinacoteca de Sobral - Espaço Raimundo Cela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Pinacoteca recebia cerca de 1000 visitantes por mês e funcionava num bonito prédio perto do Teatro São João, o mais antigo do Ceará.

Quem preparou o espaço foi o arquiteto e urbanista Campelo Costa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem narra é Roberto Alves de Lima:

"Campelo Costa fez um trabalho exemplar de iluminação, climatização, e câmeras de segurança. Em dezembro de 2016, a pinacoteca foi inaugurada, com direito a banda de música, uns tantos deputados, a vice-governadora, minha cara Izolda Cela, e mais uma porção de gente. A Pinacoteca não era só um museu. Era um projeto muito dinâmico. Ônibus escolares para transportar os estudantes, visitas guiadas à noite para os adultos da alfabetização, que jamais tinham entrado em um museu. Programas para deficientes visuais acompanhados de especialistas. Tudo isso foi destruído pelo prefeito Ivo Gomes.”

Em 2017, uma das primeiras ações de Ivo Gomes como prefeito foi demitir Roberto Galvão, que dirigia a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes de Sobral, à qual a pinacoteca estava agregada.

Roberto conta que, algumas semanas depois, o prefeito o convidou para uma reunião no escritório da prefeitura de Sobral em Fortaleza.

"Ele estava acompanhado de seus secretários, e mais uns tantos assessores”, recorda.

"Logo Ivo Gomes começou a falar: 'Roberto, eu vou retirar algumas peças da Pinacoteca para decorar meu gabinete’”.

Roberto discordou: 

"Eu falei que as obras não eram peças de decoração, havia um contrato que proibia. E que ele estava sujeito a uma cláusula de reversão conforme o contrato, e neste caso os doadores poderiam recolher todas as obras doadas. E que isto feito, nada impediria um secretario ou o porteiro da prefeitura retirasse obras para decorar o quarto das suas mulheres. Aí eu me levantei, me despedi, e fui embora. O sujeito mudou de cor, acho que se sentindo destratado diante da sua entourage.”

Segundo Roberto, veio a vingança. 

“Ele mandou seu motorista entrar na Pinacoteca e retirar o quadro que era símbolo dela. Uma cabeça de vaqueiro, de Raimundo Cela. Fiquei quieto. Aí mandou fechar a Pinacoteca, retirar todas as obras e transferi-las para o porão da casa de cultura, onde hoje convivem com ratos e baratas.”

Fotos enviadas por Roberto mostram que a antiga Pinacoteca está fechada, e com mato onde era jardim.

Fotos oficiais em que Ivo Gomes aparece em eventos da administração comprovam que o quadro Cabeça de Vaqueiro hoje decora seu gabinete.

Ivo Gomes demitiu o arquiteto e urbanista Campelo Costa, que projetou e executou a Pinacoteca,  e viria a falecer depois da demissão. 

Roberto já tem advogada para cuidar do caso, mas deposita poucas esperanças no Judiciário do Ceará. “Eles têm muita influência”, contou.

"O que escrevo é bastante para expor o que são os Ferreira Gomes em Sobral. Creia que a cidade os tem em conta de figuras nacionais, quando na verdade eles têm Sobral como horizonte”, disse Roberto, na carta que enviou ao Brasil 247.

Eu procurei a assessoria do prefeito Ivo Gomes, mas até agora não houve retorno.

Em 2018 e 2019, comunicado oficial da prefeitura informou que a Pinacoteca estava fechada para reforma, o que era estranho, já que o prédio havia acabado de passar por reforma. Não houve obra e a Pinacoteca continua fechada.

.x.x.x.

A respeito do caso, recebi carta da secretária de da Cultura e Turismo de Sobral., Simone Rodrigues Passos:

Sobral tem um sítio histórico tombado pelo IPHAN e, em 2015, a Prefeitura de Sobral pleiteou um recurso para restauro de uma das nossas casas históricas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. Esse projeto era para restauro do Casarão Chagas Barreto, com isso, se pensou que ela poderia vir a ser a sede da Secretaria da Cultura de Sobral. 

Em 2017, a Prefeitura recebe, mediante doação, a coleção de obras do que se tornaria a Pinacoteca de Sobral. Como o espaço estava disponível, foi feito um projeto de adaptação para ele e esse acervo foi acolhido no prédio, conhecido como Chagas Barreto.

O recurso pleiteado só seria liberado em 2019, ano em que começa a obra de restauro do prédio que está situado em um conjunto muito importante para Sobral, no qual se encontram o Theatro São João, a Escola de Música e a Casa da Cultura. Durante o período de obras, o acervo da Pinacoteca foi acolhido na Reserva Técnica da Casa da Cultura. Não em um porão, já que a Casa nem tem esse espaço. Com a chegada da pandemia em 2020, o acervo permaneceu na reserva sendo cuidado por um técnico. 

Sendo assim, nós começamos a pensar um novo espaço para a Pinacoteca de Sobral. Quando o município começa a restaurar a Estação Ferroviária, localizada próximo ao Alto do Cristo, e nós pensamos um projeto para ocupar o prédio com uma Escola de Artes Visuais que receberia o nome de Raimundo Cela e que seria justo que a Pinacoteca fosse compor esse espaço dedicado às artes visuais.

Portanto, nós temos um projeto e, em breve, a Pinacoteca estará nesse local que é muito mais apropriado que o anterior.

Já com relação ao quadro "Cabeça de Vaqueiro" de Raimundo Cela, é importante dizer que ele não está em espaço privado, isso também não é verdade. A obra está disposta no prédio da Prefeitura de Sobral, um espaço público, da forma que o termo de doação exige."

.x.x.x.x

Nota do autor do artigo: Em nenhum momento, o texto mencionou que o quadro foi colocado em espaço privado. O problema é de outra ordem: o quadro "Cabeça de Vaqueiro" foi levado foi para lá contra a vontade do doador, manifestada diretamente ao prefeito Ivo Gomes. Além disso, o gabinete do prefeito não é local de visitação pública. Portanto, com a decisão do prefeito, perdem os moradores da cidade, sobretudo estudantes, que tinham acesso à obra no espaçó público adequado, a pinacoteca.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO