O DNA da entrega!

Acabando com o regime de partilha, como quer Serra e os deputados do PSDB, estaremos, simplesmente, abrindo mão da riqueza gerada pela maior descoberta de petróleo – no mundo inteiro – nos últimos 30 anos

Brasilia- - O candidato  a presidencia da republica, JOSÉ SERRA (PSDB) participa de Sessão Plenária do Conselho Federal da OAB
Brasilia- - O candidato a presidencia da republica, JOSÉ SERRA (PSDB) participa de Sessão Plenária do Conselho Federal da OAB (Foto: Fernando Marroni)

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados está pronta para votar uma emenda com poder devastador para o futuro da produção de petróleo brasileira, em especial à produção do pré-sal. O projeto, de autoria do deputado Jutahy Júnior (PSDB/BA), propõe o fim da obrigação da Petrobrás de entrar com 30% de participação na exploração de todos os campos de pré-sal licitados pela ANP e de atuar como operadora única no setor. Para piorar, o relator é outro deputado tucano: Domingos Savio (PSDB-MG). Mais uma vez, os políticos tucanos tentam entregar a Petrobras e o nosso petróleo de mão beijada para os estrangeiros. Mas, o que parece ruim, é ainda pior. No Senado, outro tucano, de alta hierarquia no ninho, articula o mesmo golpe: já está em adiantada tramitação proposta idêntica apresentada pelo senador José Serra (PSDB-SP).

O regime de partilha é fundamental para manter a soberania da Petrobras – e do Brasil – na produção de petróleo. Acabando com o regime de partilha, como quer Serra e os deputados do PSDB, estaremos, simplesmente, abrindo mão da riqueza gerada pela maior descoberta de petróleo – no mundo inteiro – nos últimos 30 anos. O regime de partilha foi instituído por lei aprovada pelo Congresso que confere papel estratégico à Petrobras na exploração desta riqueza nacional, assegurando repercussão positiva em áreas como educação, saúde e ciência e tecnologia, com os royalties que ali advirão.

Esse mesmo PSDB, que quer acabar com a partilha, é o mesmo que tentou vender a Petrobras durante o governo FHC. Já haviam, inclusive, alterado o nome da nossa estatal para "Petrobrax", para ficar mais fácil vendê-la aos gringos. Só não venderam, porque Lula ganhou a eleição de Serra, em 2002. Recentemente, o vice-presidente nacional do PSDB admitiu, publicamente e com todas as letras, que "o PSDB não tem projeto para o país". Mas, projeto de entrega do país, eles têm. E agora, descaradamente, querem entregar o pré-sal. A entrega está no sangue dos tucanos. Eles têm o DNA da entrega!

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Ao vivo na TV 247 Youtube 247